O governador Gladson Cameli anunciou nesta quarta-feira (7), durante vistoria na Ponte Metálica, em Rio Branco, que o Fórum de Governadores da Amazônia, marcado para acontecer em março no Acre, precisou ser adiado.
A decisão aconteceu por conta de choques na agenda do governador do Maranhão, Carlos Brandão. Agora, o evento está marcado para ocorrer nos dias 11 e 12 de abril.
“Teremos a presença de quase 10 governadores, já confirmados, além de outros demais poderes para discutirmos as pautas do que aflige a região amazônica. Reforçando a união da Região Norte, para que a gente possa sempre chegar mais fortalecido mais fortalecido com o governo federal”, disse.
O Fórum de Governadores da Amazônia Legal foi criado em 2008 como um dos 16 compromissos do Plano Amazônia Sustentável (PAS) lançado na época pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em cada edição é formulada uma carta com várias medidas que visam o desenvolvimento sustentável da região.
VEJA MAIS: Veja quem são os governadores que virão ao Acre, a convite de Gladson, para participar de fórum
A primeira vez que o Acre recebeu e sediou o encontrou foi em 2014, ainda sob a gestão do ex-governador Tião Viana. O evento reúne governadores, assessores e técnicos do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Na época, o evento contou com a participação dos então governadores Tião Viana (AC), Waldez Góes (AP), Amazonino Mendes (AM), Flávio Dino (MA), Pedro Taques (MT), Simão Jatene (PA), Confúcio Moura (RO), Suely Campos (RR) e Marcelo Miranda (TO).
Desta vez, o Acre deve receber os seguintes chefes do Poder Executivo dos estados:
Gladson Cameli – Acre
Wilson Lima – Amazonas
Clécio Luís – Amapá
Mauro Mendes – Mato Grosso
Carlos Brandão – Maranhão
Helder Barbalho – Pará
Marcos Rocha – Rondônia
Antonio Denarium – Roraima
Wanderlei Barbosa – Tocantins