O governador Gladson Cameli passou a manhã desta quinta-feira (29)V visitando dois municípios que sofrem com a cheio dos rios do interior do Acre.
O primeiro foi Santa Rosa do Purus, onde o Rio atingiu a marca de 10,77 metros, 1,77 metro acima da cota de transbordamento, que é 9 de metros. Mas, chegou a 11,12 metros nos últimos dias. Gladson foi até as áreas atingidas e ao abrigo montado na escola Padre Paolino.
Santa Rosa tem 6.723 habitantes e vem enfrentando a pior enchente da história, atingindo 3.607 pessoas na cidade.
Até esta quinta (29), 521 pessoas estão desabrigadas e outras 960 desalojadas. Seis abrigos públicos atendem a população, sendo um destinado a pessoas com problemas de saúde que precisam ficar isoladas.
“Essa visita é pra poder ver todo o trabalho que a equipe governamental, junto com as secretarias e prefeituras, têm feito. É dar um abraço e reforçar nosso compromisso e dizer que estamos com um olhar voltado para essa cidade isolada de Santa Rosa do Purus e vamos juntos virar essa página”, disse Cameli.
De Santa Rosa, Cameli seguiu a outro município isolado, Jordão, que teve 80% da população afetada pelas enchentes.
O prefeito da cidade, Naudo Ribeiro, decretou situação de calamidade pública devido aos estragos. No município, as águas seguem em vazante.