ContilNet Notícias

Lembra deles? 12 jogos do Mega Drive que marcaram os anos 90

Por Tech Tudo

Mega Drive teve inúmeros clássicos nos anos 90; confira doze deles na matéria do TechTudo — Foto: Reprodução/GettyImages

Mega Drive foi um dos principais consoles da Sega nos anos 90, quando a empresa ainda fabricava videogames. No Brasil, ele foi lançado oficialmente em diversas versões e pacotes e é comercializado até os dias de hoje. Vários de seus jogos foram sucesso por aqui e no mundo, entre eles: Sonic The Hedgehog 2Comix Zone, Landstalker, Street of Rage 2 e Moonwalker, de Michael Jackson. Vale lembrar que alguns destes títulos também eram comercializados com o próprio aparelho, aumentando ainda mais suas vendas em todo o globo. A seguir, conheça doze títulos que foram sucesso no Mega Drive.

Mega Drive teve inúmeros clássicos nos anos 90; confira doze deles na matéria do TechTudo — Foto: Reprodução/GettyImages

Mega Drive teve inúmeros clássicos nos anos 90; confira doze deles na matéria do TechTudo — Foto: Reprodução/GettyImages

1. Sonic the Hedgehog 2

O sucesso do primeiro Sonic foi inegável, tanto é que anos depois foi lançada uma sequência ainda maior e mais completa. Com Sonic 2, a Sega resolveu expandir tudo, desde as fases até a jogabilidade, que agora incluía um novo personagem: Tails. Com o novo herói, era possível jogar multiplayer competitivo ou cooperativo, inaugurando uma nova era para a famosa história. Sem falar em outras inovações, como o modo Super Sonic, capaz de deixar o herói ainda mais poderoso e rápido. Sonic 2 vendeu mais de seis milhões de cópias e é o segundo título mais vendido do Mega Drive até hoje – perdendo apenas para o primeiro Sonic.

Sonic 2 até hoje é lembrado pelos fãs como um dos maiores games da SEGA — Foto: Reprodução/Steam

Em Streets of Rage 2 continuamos acompanhando as aventuras de Axel, Adam e Blaze, lutando contra a criminalidade das ruas. O jogo saiu pela primeira vez em 1992 e trouxe novo gás para os títulos do estilo beat’em up. Sua jogabilidade era clássica: basicamente “andar e bater” pelos cenários, eliminando inimigos e chefões. O game ficou famoso por ter gráficos 2D em estilo bem tradicional, mas usando toda a velocidade do Mega Drive para mostrar lutas ágeis e fluidas. Em 1992, ano de seu lançamento, foi Top 5 entre os jogos mais vendidos. Além disso, alcançou mais de 1 milhão de downloads em sua versão para Android no ano de 2019.

Streets of Rage 2 foi um dos jogos de luta e ação do Mega Drive — Foto: Reprodução/Gaming Archive

3. Landstalker

Para fãs de Zelda, Landstalker foi inesquecível. Isso porque este era considerado o “Zelda da Sega”, e por isso foi um sucesso nos anos 90. Assim como seu principal concorrente da Nintendo, Landstalker é um jogo de RPG de ação, com muita exploração e resolução de quebra-cabeças. O jogo segue a história de Nigel, um destemido aventureiro em busca do tesouro lendário de King Nole. O que torna Landstalker único é sua perspectiva isométrica, diferenciando-o de outros da época, ainda que se aproxime de Zelda. As vendas do game não foram computadas, mas seu sucesso foi de crítica, com várias avaliações acima da média.

Landstalker era RPG ao estilo Zelda — Foto: Reprodução/Steam

4. Comix Zone

Comix Zone definiu, na época, muito da estética de outros jogos inspirados por histórias em quadrinhos. Apesar de tudo, este era um game original que não se baseava em nenhum quadrinho, mas sua inspiração vinha deste visual. No game você controla Sketch Turner, um artista que vai parar dentro da sua própria revista e precisa lutar contra aliens e monstros. O jogo é inventivo, criativo e cheio de vida, com gráficos que elevaram a qualidade do Mega Drive. Teve críticas médias em seu lançamento, mas sempre foi um game muito popular entre os jogadores brasileiros.

Comix Zone imitava histórias em quadrinhos — Foto: Divulgação/Sega

5. Quackshot

QuackShot é um jogo da época de ouro de games da Disney para consoles. Além de adptações de filmes, a Disney produzia games originais com seus principais persoangens. É o caso de QuackShot, onde controlamos o pato Donald em uma aventura arqueóloga. Como quase todo título da época, este era um jogo de plataformas com elementos de ação. O jogo é considerado um dos principais do Mega Drive e entra em várias listas de clássicos do aparelho. No Reino Unido, em seu lançamento, QuackShot se tornou o jogo mais vendido do console na primeira semana de disponibilidade no mercado.

Pato Donald ganhou uma arma e pinta de caçador em Quackshot — Foto: Reprodução/Retro Gaming

6. Moonwalker

Michael Jackson’s Moonwalker é, como o nome diz, um jogo inspirado pelo famoso filme do astro do pop. O próprio Michael Jackson era um grande fã da Sega e seus videogames, por isso uma versão foi lançada para o Mega Drive e teve o envolvimento do artista na produção, especialmente na composição sonora. Moonwalker não era um jogo particularmente inesquecível, mas ainda era um título diferente e inusitado o suficiente para chamar a atenção. O sucesso comercial foi regularmente bom, pois pegou carona com o triunfo do filme.

Moonwalker foi co-produzido pelo Michael Jackson — Foto: Reprodução/Retro Gaming

7. Gunstar Heroes

Gunstar Heroes é considerado uma das gemas escondidas do Mega Drive. Muita gente gostou e aproveitou, mas para uma grande parcela de jogadores o game “passou batido” em seu lançamento. Ainda assim, é considerado um dos grandes clássicos do console. Este é um jogo de correr e atirar, totalmente focado na ação e com gráficos bem coloridos. O game tem estilo de ficção científica futurista e foi sucesso de crítica, ganhando relançamentos anos depois. Um dos detalhes é que Gunstar Heroes só foi possível no Mega Drive graças ao processador mais rápido do aparelho, garantindo lutas contra chefões repletas de ação e adrenalina.

Gunstar Heroes ficou conhecido por sua ação frenética que se tornou uma das marcas registradas do estúdio Treasure — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

8. Earthworm Jim

Imagine jogar com uma minhoca super musculosa em um game de ação e aventura com elementos de tiro em plataforma. É assim que é Earthworm Jim, um clássico bem estranho, mas, ainda assim, um dos jogos mais lembrados do Mega Drive. A primeira versão saiu em 1994 com o estilo de correr e atirar, mas com velocidade um pouco mais lenta. Jim era uma minhoca que assumia um corpo robótico e super forte, capaz de segurar armas e destruir seus inimigos. O game ganhou várias sequências e versões, tornando Jim um personagem super popular nos anos 90. Foi considerado um dos 100 melhores games do Mega Drive e vendeu mais de 1 milhão de cópias até o ano seguinte ao seu lançamento.

Earthworm Jim foi relançado devido ao sucesso — Foto: Reprodução/Steam

O ano era 1993 e a série Golden Axe já estava estabelecida quando Golden Axe III chegou — considerado por muitos como a versão definitiva dos jogos de combate medieval. Para quem não conhece, Golden Axe era um beat’em up, mas em cenário de fantasia, tornando-se a principal referência do gênero em sua época. O game ficou exclusivo no Japão por bastante tempo, mas isso não impediu que muitos fãs aproveitassem. Os gráficos não eram os melhores do Mega Drive, mas Golden Axe III chegou trazendo alguns dos personagens mais inovadores da saga, como uma pantera humanoide.

Golden Axe 3 foi o ápice do Mega Drive — Foto: Divulgação/SEGA

10. Vectorman

Vectorman foi um jogo histórico a começar pelo conceito: um personagem feito de vetores com efeitos 3D em um console que, tecnicamente, só podia rodar jogos 2D. Usando a melhor tecnologia disponível para funcionar no Mega Drive, o game competia com concorrentes que tinham gráficos de de muita qualidade, como Donkey Kong Country no Super Nintendo. O jogo de plataforma e ação chegou no final do ano de 1995 e foi um sucesso comercial, vendendo mais de 500 mil cópias até o fim de dezembro.

Vectorman misturava gráficos 3D e 2D — Foto: Reprodução/Gaming Archive

11. ToeJam and Earl

Lançado em 1991, ToeJam and Earl era um jogo do Mega Drive diferente de tudo que já vimos na época. O game fazia várias referências à cultura do rap e funk norte-americano, além de ter elementos culturais mesclados com cenários alienígenas. Era um game de ação e aventura, mas com elementos de RPG e exploração. No papel de ToeJam e Earl, os jogadores precisavam resolver desafios para avançar pelo mapa. Os gráficos eram coloridos e a música era uma parte importante da história. O game fez tanto sucesso em seu lançamento que a dupla de protagonistas chegou a ser considerada mascotes do Mega Drive, ao lado do Sonic.

ToeJam and Earl tinha elementos de rap e funk — Foto: Reprodução/Retro Gaming

12. Columns

Pode-se dizer que Columns foi um “sucesso inesperado” e quase secreto do Mega Drive. Isso por conta de sua jogabilidade. Este era uma espécie de clone do Tetris, mas que tentava fazer diferente do jogo russo, modificando um pouco a jogabilidade clássica — mas só um pouco. O objetivo ainda era juntar peças para acumular pontos e subir no ranking, mas nesse caso pelas cores. Columns é considerado um campeão de vendas pois também acompanhava o Mega Drive na caixa em alguns territórios, incluindo no Brasil.

Columns era uma imitação bem feita de Tetris — Foto: Reprodução/Retro Gaming
Sair da versão mobile