O Mobile World Congress deste ano, ou só MWC 2024, é o evento mais quente da indústria da tecnologia para dispositivos móveis. A feira acontece entre os dias 26 e 29 de fevereiro, tradicionalmente em Barcelona, na Espanha.
A quantidade de lançamentos em 2024 foi um pouco menor do que em edições anteriores, com algumas marcas preferindo revelar produtos por conta própria. Entretanto, vários modelos de peso ainda foram apresentados, assim como conceitos em desenvolvimento e produtos que vão além de smartphones ou relógios.
A seguir, veja alguns dos destaques da feira até agora, de celulares em breve no mercado até aparelhos futuristas.
1. Celular flip da Barbie pela HMD
A Human Mobile Devices, novo nome da HMD Global, não mostrou fisicamente nenhum novo aparelho no evento. Porém, a atual dona da licença da Nokia confirmou uma parceria com a Mattel para lançar na metade de 2024 um celular licenciado da Barbie.
O dispositivo deve ser focado em estilo e nostalgia, no formato flip e possivelmente com menos apps e recursos que um smartphone tradicional. Mesmo sem o visual revelado, já é um modelo muito aguardado.
2. Humane AI Pin
❤️!
if you’re here at #MobileWorldCongress come see ai pin and the @Humane team pic.twitter.com/V7Nw0sORYy— Bethany Bongiorno (@bella_bongiorno) February 26, 2024
Outro aparelho discreto na feira foi o Humane AI Pin, o misterioso gadget que faz funções de smartphone com holografia e comandos de voz. Com previsão de lançamento para abril, o modelo só foi demonstrado durante a MWC 2024, mas quem testou o acessório ficou impressionado com o seu funcionamento.
3. Honor Magic 6 Pro
O celular top de linha Magic 6 Pro, da Honor, é um dos smartphones mais impressionantes da feira. Além do visual elegante, especificações de peso e câmeras bem equipadas, ele tem um interessante recurso de navegação.
Com ajuda de IA, o modelo em breve vai ganhar em uma atualização uma função de reconhecimento do movimento dos olhos, abrindo apps ou notificações com base em exatamente o que você está vendo na tela.
4. Carro da Xiaomi
A Xiaomi esteve presente com várias novidades na MWC 2024. Uma delas já tinha sido confirmada, mas pouco vista pelo público: o carro elétrico da marca, chamado de SU7. O automóvel do tipo sedã deve começar a ser vendido na China ainda este ano, sem previsão para outros países.,
Esse modelo tem cabine inteligente com tela de 16,1″, bateria de até 800 km de autonomia e aceleração de zero a 100 km/h em 2,78 segundos.
5. Celular enrolável da Motorola
A Motorola também não apresentou um aparelho que será colocado nas lojas tão cedo. Porém, o conceito revelado pela marca é um dos mais impressionantes de toda a feira: um celular que dobra mais do que o normal, com uma tela flexível que permite ao aparelho até se enrolar no braço do usuário.
O dispositivo com tela de 6,9″ também pode ser usado como um telefone convencional ou dobrado para ter uma base estável. Por enquanto, não há previsão de que esse dispositivo seja comercializado pela fabricante.
6. Xiaomi 14 Ultra
A Xiaomi também aproveitou o evento para confirmar as versões globais de alguns dispositivos já vendidos na China. Um deles é o Xiaomi Watch 2, relógio com tela AMOLED e chip da Qualcomm, além do Wear OS da Google.
Mas o destaque foi mesmo a chegada da geração Xiaomi 14 de smartphones, que coincidiu com a revelação de um novo modelo. Trata-se do Xiaomi 14 Ultra, o mais poderoso da família. Voltado em especial para fotografia, ele tem tecnologias da Leica e quatro câmeras traseiras em um módulo circular.
7. Notebook transparente da Lenovo
A Lenovo revelou na MWC 2024 um conceito diferente de notebook. Esse ThinkBook tem uma tela transparente de 17,”3 para você enxergar o que está do outro lado do painel ou outras pessoas verem o conteúdo aberto no PC.
A ideia é usar o dispositivo para apresentações ou tarefas colaborativas, já que ele até interage com objetos físicos. A parte inferior também é diferente, alternando entre teclado virtual e tela para desenhos.
8. Galaxy Ring
A Samsung deu mais detalhes do Galaxy Ring, o anel inteligente que foi só mencionado anteriormente. A marca reforçou que ele é um aparelho para monitorar saúde e bem-estar do usuário, com funções muito parecidas com a de um smartwatch.
O dispositivo terá três cores, tamanhos de 5 a 13 e é considerado “muito leve” por quem já teve a oportunidade de testá-lo. As vendas do Galaxy Ring devem começar no segundo semestre deste ano.