23 de abril de 2024

Nível do Rio Madeira sobe e pode alcançar cota de atenção nos próximos dias

Mesmo com a elevação, nível se encontra abaixo da faixa considerada normal para esta época

O Rio Madeira, em Porto Velho, alcançou a marca de 12,80 metros, nesta segunda-feira (26), conforme indicado pelo monitoramento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O aumento no nível do rio é atribuído às intensas chuvas que têm ocorrido nos últimos dias na região.

Segundo as projeções dos próximos 15 dias fornecidas pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a tendência é de que o Rio Madeira continue subindo devido ao acúmulo de chuvas previstas para as próximas semanas.

O CPRM alertou que, caso essa previsão se confirme, há a possibilidade de o rio atingir a cota de atenção, estabelecida quando ultrapassa os 14 metros. No entanto, o cenário mais provável sugere que, ao final desse período, o nível do rio permanecerá abaixo da cota de alerta.

Vale ressaltar que o Rio Madeira entra em cota de alerta ao atingir os 15 metros e de transbordamento após os 17 metros, sendo a cota de atenção um indicativo de possibilidade moderada de ocorrência de inundação.

Conforme o boletim divulgado na última sexta-feira (23), o Rio Madeira apresentou elevação, mas ainda se encontra abaixo da faixa considerada normal para esta época do ano.

Para assegurar a segurança das comunidades ribeirinhas do alto, baixo e médio Madeira, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil Municipal, já iniciou os trabalhos de orientação e prevenção, destacando as medidas que devem ser tomadas em caso de transbordamento das águas.

Anderson Luiz, gerente de operações da Defesa Civil, afirmou que as equipes estão preparadas para fornecer suporte às famílias com atendimentos assistenciais em casos de emergência.

A Defesa Civil Municipal reitera que, em situações de necessidade, os cidadãos podem entrar em contato pelos telefones de emergência 199 (Nacional) ou (69) 98473-2112, além do Corpo de Bombeiros pelo número 193, disponíveis 24 horas por dia.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost