Um dos nomes mais conhecidos de Sena Madureira, a ex-prefeita Toinha Vieira, pode estar pronta para disputar mais uma eleição no município. Desta vez, o alvo seria uma cadeira na Câmara dos Vereadores. A ex-prefeita teria aceitado o convite para ser a puxadora de votos para o atual vereador e candidato a sucessor de Mazinho Serafim, Alípio Gomes.
Toinha Vieira foi candidata a vice-prefeita nas Eleições de 2020. Em 2022, ela apoiou o grupo do prefeito Mazinho Serafim e deve seguir na base dele.
Longa carreira
Toinha também já ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e tem uma forte base em Sena Madureira. Ela carrega feitos importantes na carreira como prefeita por 2 mandatos seguidos no município. Entre eles, a construção de mais de 100 casas populares, do Centro Cultural, postos de Saúde e escolas em todas as áreas rurais de Sena Madureira.
Base forte
Além disso, Toinha também tem ao lado o marido, Zé Vieira, que também tem uma longa carreira política. Inclusive, com mandatos seguidos na Assembleia Legislativa do Acre.
Pulou do barco
Porém, a ex-prefeita pulou do barco e mudou de lado. Em 2020, ela foi candidata a vice-prefeita na chapa de Gerlen Diniz na disputa pela Prefeitura. O deputado é o maior inimigo de Mazinho. Na época, Gerlen foi derrotado e reeleito prefeito. Pouco tempo depois, Toinha rompeu com Gerlen e passou a compor a base de Mazinho.
Apoio dos grandes
Alípio Gomes vai ter apoio de grandes nomes da política de Sena Madureira na disputa pela Prefeitura do município. Além de Mazinho, há expectativa de que o vereador tenha ao lado os dois ex-prefeitos: Toinha Vieira e Nilson Areal.
Bolsonarista vivo
Marcio Bittar foi às redes sociais anunciar e pedir apoio para as manifestações em apoio ao ex-presidente Bolsonaro, marcadas para acontecer neste sábado, na Avenida Paulista, em São Paulo.
PSB vai querer
O PSB de Jenilson Leite vai querer indicar o vice-candidato na chapa de Marcus Alexandre. Fontes ligadas ao partido disseram à coluna que o nome indicado não será o do ex-deputado.
Vai ser barrado
Porém, o MDB deve rechaçar a indicação do PSB. O partido quer um nome que não esteja ligado à esquerda e busca um partido de direita para compor a chapa.
Já aceitaram
Inclusive, os partidos de esquerda que já anunciaram apoio à candidatura de Marcus Alexandre, como PT, PV, Rede e PCdoB, já aceitaram que não deverão ter o nome de vice emplacado na chapa do ex-petista.
Cada vez mais próximo
O senador Sérgio Petecão ainda não anunciou oficialmente o apoio a Alysson Bestene na disputa pela Prefeitura de Rio Branco. Porém, o parlamentar está cada vez mais próximo do Progressistas no interior. Nesta semana, ele inaugurou uma obra em Marechal Thaumaturgo, ao lado do prefeito Valdelio Furtado, que vai disputar a reeleição.
De volta já com um foco
Voltando de Dubai, a vice-governadora Mailza Assis deve se reunir com a cúpula do Progressistas nesta semana para discutir os próximos passos da campanha de Alysson Bestene. Se recuperando de uma cirurgia, a deputada federal Socorro Neri, uma das maiores entusiastas da candidatura, ainda não tem presença certa.
Piso Salarial
Nesta semana o governo do Estado deve começar a realizar o pagamento do Piso Salarial da Enfermagem e acabar com a pendenga de meses. Há de se destacar que o deputado estadual Adailton Cruz teve um grande papel nas discussões junto a Sesacre e merece esse mérito.
Exclusivo
Em conversa com a secretária de Saúde de Rio Branco, Sheila Andrade, durante a abertura da campanha de vacinação da dengue na capital, ela deixou claro à coluna que não é candidata a vereadora neste ano, como vinha sendo especulado nas últimas semanas.