Prefeitura deixa plano de contingência ativo para possível enchente do Rio Acre

A previsão de enchentes está praticamente descartada até o momento

O Rio Acre tem apresentado oscilação no nível de suas águas nos últimos dias. Na segunda-feira (19), o afluente chegou a registrar 10,56 metros, no entanto, apresentou vazante e voltou a baixar, marcando 8,34 na medição desta quarta-feira (21).

O Rio Acre tem apresentado oscilação no nível de suas águas/ Foto: Juan Diaz/ContilNet

Mesmo sem a previsão de enchentes, pelo menos até o final de fevereiro, o coordenador em exercício da Defesa Civil de Rio Branco, coronel Sandro Cassiano, afirmou que o órgão está com o plano de contingência pronto, caso ocorra uma enchente repentina na capital acreana.

“O rio lá em Brasiléia e Capixaba está baixando, então, não é uma situação preocupante. E a tendência nas próximas 72 horas é que continue baixando, a não ser que tenhamos uma chuva muito forte nas cabeceiras, e isso só chega aqui em Rio Branco após as 72 horas”, explica.

O coronel reforçou, ainda, que toda a estrutura da prefeitura de Rio Branco está preparada para caso de enchente, como a que ocorreu no final de março de 2023 na capital acreana.

“Nosso plano de contingência está vigente e todas as secretarias estão vigente do que possa acontecer. Isso é normal na região Amazônica, e as chuvas são intensas, e se acontecer em algum momento, estamos preparados para atender qualquer evento que venha acontecer na nossa cidade”, enfatizou.

PUBLICIDADE