Prefeitura inicia testes para perfuração de poços que resolverão problema de abastecimento de água

O estudo será realizado em uma área de 400 km dentro de Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco iniciou nesta quinta-feira (22) os primeiros testes de perfurações de poços, que deverão resolver definitivamente o problema de água na capital acreana.

Um dos pontos escolhidos foi o reservatório da Cidade da Justiça/ Foto: ContilNet

Com um investimento total de R$ 700 mil, o estudo conduzido pela empresa Geoscan, de Fortaleza, será realizado em uma área de 400 km dentro de Rio Branco, distribuídos em 10 pontos, sete deles, na zona urbana, e três na zona rural.

Um dos pontos escolhidos foi o reservatório da Cidade da Justiça/ Foto: ContilNet

Nesse primeiro teste, um sensor instalado em um drone realizou a primeira etapa do estudo, com uma vistoria e análise de estudo de solo. Um dos pontos escolhidos foi o reservatório da Cidade da Justiça, no Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento do bairro Portal da Amazônia.

Na primeira etapa será realizada a magnetometria aérea/ Foto: ContilNet

O prefeito Tião Bocalom explicou que o trabalho será dividido em etapas, nessa primeira etapa, será realizada a magnetometria aérea.

“Temos esse primeiro estudo de análise do solo, como o drone, depois será realizado um estudo no chão, para confirmar o resultado analisado inicialmente. Juntando todas as informações é que vamos definir onde vamos fazer as perfurações”, explicou o prefeito.

A magnetometria é uma técnica da geofísica que tem o objetivo de investigar a geologia com base nas variações locais do campo magnético terrestre e das propriedades magnéticas das rochas e estruturas geológicas que ocorrem na subsuperfície. Essas variações criam anomalias que podem indicar a presença de minérios.

PUBLICIDADE