Dois homens foram presos durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na última quinta-feira (8), por uso de documento falso. O caso aconteceu na BR-364, em Rio Branco.
Por volta das 11h da manhã, uma equipe da PRF realizava uma fiscalização da rodovia, quando foi dada a ordem de parada a um motociclista. O homem, de 30 anos, apresentou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e informou aos agentes que o licenciamento da moto estava em seu celular.
Ao verificar o arquivo, os policiais constataram que o documento estava com licenciamento de 2023. Após consulta no sitema, os agentes verificaram que o último licenciamento do veículo era, na verdade, do ano de 2022.
O condutor insistiu na autenticidade do documento eletrônico e informou que chamaria o proprietário. Minutos depois, o dono do veículo, de 37 anos, foi até o local da abordagem com uma via impressa do certificado de licenciamento anual. O documento foi consultado também pelo leitor eletrônico que confirmou a suspeita de inautenticidade.
Com a inconsistência entre o sistema e os documentos apresentados, os policiais confirmaram os indícios de falsificação de documentos públicos apresentados, e deram voz de prisão aos dois homens. Eles foram conduzidos à autoridade judiciária para realização dos procedimentos cabíveis. Ambos os detidos poderão responder judicialmente por uso de documento falso.