ProUni 1/2024: divulgação do resultado da 2ª chamada é adiada; entenda

O MEC informou o Metrópoles que adiou a divulgação para refazer os cálculos com base na nova lei de cotas e evitar qualquer tipo de erro

estudante aponta para tela do computador com site do Prouni

Deiviane Linhares/ Metrópoles

Inicialmente previsto para ser divulgado na última terça-feira (27/2), o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni), referente ao primeiro semestre de 2024, foi adiado pelo Ministério da Educação (MEC).

A nova data para consulta da seleção no ProUni está prevista para esta sexta-feira (1°/3), mas ainda sem horário definido pela pasta da Educação. Para conferir os resultados, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O ministro Camilo Santana disse, com exclusividade ao Metrópoles, que o adiamento ocorreu devido às alterações presentes na nova lei de cotas. Agora, o MEC diz estar focado em refazer os cálculos para evitar qualquer tipo de erro que possa prejudicar os candidatos do processo seletivo.

Uma situação parecida ocorreu durante a divulgação do resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A pasta afirmou que a falha nos aprovados do Sisu teve origem na divulgação antecipada da seleção antes da aplicação das novas regras de cotas nas listas finais.

A alteração na avaliação dos cotistas

Este ano, a forma como o sistema avalia os candidatos passou por uma mudança. Primeiramente, todos os candidatos são considerados para as vagas em uma instituição de ensino superior, independentemente se estão inscritos em cotas ou não.

Já para os cotistas, se a nota é insuficiente à ampla concorrência, eles são remanejados para uma avaliação dentro da política afirmativa, que não é um processo simples. Nesses casos, um estudante pode passar por até oito análises dentro das cotas.

Como houve uma antecipação do processo, o sistema começou a anunciar a ordem dos candidatos supostamente aprovados antes de consolidar os dados. Candidatos chegaram a ser aprovados no Sisu e, depois, “perderam” a vaga, pois não constavam mais na lista de selecionados.

Confira o novo cronograma do ProUni 1/2024

  • Inscrições: de 29 de janeiro a 2 de fevereiro
  • Resultados da 1ª chamada: 6 de fevereiro
  • Resultados da 2ª chamada: 1º de março
  • Lista de espera: manifestar interesse entre 18 e 19 de março
  • Resultado lista de espera: 22 de março

MEC falha na divulgação de resultados

Em 2024, o Ministério da Educação apresentou uma série de falhas na divulgação dos seus principais processos seletivos de acesso ao ensino superior.

Neste ano, a pasta lidou com instabilidade no sistema de Acesso Único, que ocasionou a demora e adiamento na divulgação dos resultados, bem como vazamento indevido de dados não consolidados.

PUBLICIDADE