Rio Acre em Brasileia começa apresentar sinais de vazante; veja a medição das 18h

Diminuição foi de cinco centímetros

O Rio Acre, que atingiu uma marca alarmante de 15,54 metros nas primeiras horas desta quarta-feira, 28 de fevereiro, em Brasiléia e Epitaciolândia, agora começa a mostrar os primeiros sinais de vazante. A medição das 18 horas desta quarta-feira (28) revelou uma redução de cinco centímetros, registrando 15,50 metros, trazendo um alívio leve, mas significativo, para as comunidades afetadas.  Às 15h, o manancial registrava 15,55m, segundo a Defesa Civil.

A medição acontece em meio a uma situação crítica em que as cidades enfrentam a maior enchente já registrada em sua história. Segundo informações do ContilNet, Brasiléia tem atualmente 911 pessoas desabrigadas, enquanto 1.011 estão desalojadas. Treze bairros foram afetados, resultando na abertura de 15 abrigos.

Foto: ContilNet

Já em Epitaciolândia, os números de desabrigados e desalojados são, respectivamente, 1.010 e 750, com quatro bairros atingidos e 10 abrigos disponíveis.

A gravidade da situação levou à declaração de emergência em 17 municípios do Acre, incluindo Brasiléia e Epitaciolândia, reconhecida pela Defesa Civil Nacional e pelo Governo Federal na segunda-feira, 26

PUBLICIDADE