O Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi divulgado na última quinta-feira (8) e mostrou um aumento no número de novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Acre. O boletim alertou ainda para os cuidados que devem ser redobrados para evitar a transmissão de doenças, principalmente entre a população dos grupos que correm mais riscos.
Os dados são referente à Semana Epidemiológica (SE) 5, de 28 de janeiro a 3 de fevereiro e a análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 5 de fevereiro.
Os estados do Acre e Rondônia apresentam sinais de crescimento nos casos de SRAG, mas é leve e ainda compatível com oscilação.
Estados e capitais
Nesta atualização, sete estados apresentam sinal de crescimento de SRAG na tendência de longo prazo: Acre, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins.
Nos estados do Norte com sinal de crescimento de SRAG e no Mato Grosso, o aumento se concentra nas faixas etárias da população adulta, com sinal de associação com a Covid-19. No Acre e em Rondônia, o cenário ainda é compatível com oscilação.
Entre as capitais, oito apresentam sinal de aumento: Belém (PA), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).