Embora inincialmente tenha sido usada para pessoas interessadas em ganhar massa magra, a glutamina teve seus benefícios à saúde confirmados em outra parte do organismo, de forma inesperada.
Getty Images
Este suplemento recria de forma química uma reação de aminoácidos do organismo que estão envolvidos no processo de ganho de massa muscular, mas sua suplementação tem sido mais efetiva em recuperar a saúde do intestino, aponta a nutricionista Alice Costa.
“A glutamina é produzida pelo corpo para manter os níveis de glicogênio muscular e evitar a perda de massa muscular. Em suplementos, porém, ela não vai tanto para as outras áreas do organismo, se mantendo mais na musculatura do intestino”, aponta Coca.
Alice pontua que a glutamina auxilia na saúde intestinal devido a sua capacidade de restaurar a musculatura do intestino, tornando-o menos permeável, o que melhora a absorção de nutrientes e evita inflamações.
“A glutamina é muito eficaz para melhorar a imunidade já que auxilia na redução da absorção de substâncias maléficas pelo intestino, que contribui também para a microbiota intestinal adequada”, acrescentou Coca.