ContilNet Notícias

VÍDEO: dezenas de indígenas são resgatados após serem afetados pela enchente no bairro da Base

Por Victor Manoel, ContilNet

A Defesa Civil do Estado realizou na tarde deste sábado (24), o resgate de sete famílias indígenas vítimas das alagações no bairro da Base, localizado às margens do Rio Acre. A ação foi coordenada pelo secretário de Governo (Segov), Alysson Bestene, e Francisca Arara, da Secretaria dos Povos Indígenas (Sepi).

Sete famílias indígenas foram resgatadas/Foto: Governo do Estado

“Hoje à tarde, a gente fez uma mobilização com a Casa Civil e a Segov. A gente providenciou uma equipe da Sepi para fazer essas visitas. Foram quatro bairros que eles visitaram, mas o que eles encontraram de mais crítico, foi o da Base “, ressaltou a liderança indígena.

Na publicação o governo afirma que “a ação faz parte do plano de contingência do governo do Acre, para auxiliar e evitar maiores danos em decorrência das enchentes”.

Além das equipes e transportes mobilizados, no Benfica, foi montado um abrigo para receber estas famílias que necessitarem ser retiradas em decorrência das cheias.

Próximas horas

A Defesa Civil informou que o rio deve alcançar a marca de 16 metros ainda neste domingo. “Ele está praticamente dentro da média que nós estávamos esperando. Porque a expectativa, o que a gente tem como previsão é que até domingo ele alcance a marca dos 16 metros porque a partir do momento que o rio está mais alto de nível, nós temos a mesma quantidade de água entrando no rio, porém menos centímetros dada a largura que ele fica”

SAIBA MAIS: Rio Acre amanhece com 15,46 metros na capital e Defesa Civil diz que 30 bairros já são afetados

Ainda segundo apurado pelo ContilNet, pelo menos 30 bairros de Rio Branco já estão atingidos pela cheia do Rio Acre.

Sair da versão mobile