Vídeo: homem filmou as primeiras ondas do tsunami que matou milhares de pessoas na Tailândia
Por O Globo
Nas últimas horas, uma pessoa chamada Julián Hadden viralizou um vídeo no YouTube sobre uma praia tailandesa onde, em 2004, um tsunami causou um grande número de mortos e desaparecidos. A gravação do filme ocorreu poucos minutos antes da catástrofe que deixou centenas de habitantes sem casa e sem comunicação em consequência desta catástrofe natural.
Homem filma primeiras ondas do tsunami da Tailândia em 2004
Este pequeno vídeo mostrava Julián caminhando pela praia chamada Koh Ngai, localizada na Tailândia, sem saber o que aconteceria uma hora depois no local. Apesar disso, o presságio fez-se sentir quando a câmara focou o mar e as ondas ficaram cada vez mais agressivas e perigosas, a ponto de ultrapassarem o limite da costa e obrigarem os presentes a retirarem os seus pertences para não caírem.
Com a ideia de curtir férias em um dos pontos turísticos mais conhecidos do continente asiático, o protagonista deste vídeo e seu amigo nunca souberam que, horas antes daquele momento, um terremoto de magnitude 9,1 havia explodido sob o oceano em 8 da manhã. Horas depois, as consequências foram sentidas: durante 10 minutos, a água tomou conta do cenário e liberou tanta energia que poderia ser comparada a uma bomba atômica.
Quais países foram atingidos pelo tsunami em 2004?
Bangladesh, Índia, Malásia, Maldivas, Mianmar, Cingapura, Sri Lanka e Tailândia foram os mais atingidos pelo movimento das águas que causou o tsunami, que deixou 227.899 turistas e moradores locais mortos e aproximadamente 1,7 milhão de outros desabrigados ou hospitalizados devido ao forte impacto.
Outro item que agravou a questão e começou a gerar um estado de confusão geral na praia foi a forma como um barco começou a se aproximar do continente, o que provocou gritos desesperados dos moradores para que abandonassem o navio e se abrigassem.
Depois de montar acampamento e retirar objetos próximos ao mar como cadeiras, cobertores e pertences pessoais, Julián explicou, anos depois, que este desastre natural gerou um tremendo caos na população tailandesa, bem como nas ilhas vizinhas e na sua vida, como a de seu amigo, eles foram milagrosamente salvos ao poderem ser evacuados.
Vídeo do tsunami da Tailândia em 2004 ficou entre os mais vistos
Este vídeo ficou entre os mais vistos do YouTube com 11 milhões de visualizações, um número atípico para conteúdos deste tipo. Com isso, os comentários foram imediatos e outros usuários se perguntaram como ele passou por essa situação premente e inusitada.
“Uma garota da minha aula de geografia morreu naquele dia junto com o namorado. Ela era a garota mais linda que você poderia querer conhecer”; “Se você vir a água recuando assim, vá para o lugar mais alto que puder. Siga os animais. Eles sabem que algo está errado e seu instinto é fugir” e “A velocidade com que a água recua no início deste clipe é uma loucura. Achei que o processo teria sido muito mais lento, sinceramente isso me pegou completamente desprevenido”, foram as menções mais notáveis.