The Last of Us 2, Red Dead Redemption 2 e A Plague Tale: Requiem são exemplos de jogos que fugiram do tradicional encerramento positivo e mostraram que nem sempre há um final feliz. Apesar de não ser uma decisão fácil e comum, optar por jogar um final melancólico pode render cenas inesquecíveis, as quais serão lembradas por muito tempo. Pensando nisso, o TechTudo elaborou uma lista com dez jogos que surpreenderam o público com os seus finais sombrios. Vale lembrar que a lista contém spoilers dos games em questão.
Repleto de momentos tocantes, The Last of Us marca o início da jornada de Joel e Ellie em um mundo dominado pelo fungo Cordyceps, que dominou pessoas e fez a humanidade perder seu rumo. Ao longo da trama, a dupla passa por inúmeras provações envolvendo humanos e infectados. Ainda assim, o fim do título da Naughty Dog não é nada feliz: o game termina com Joel mentindo para Ellie sobre o que aconteceu no hospital, onde teoricamente a cura para o vírus seria feita.
Apesar de soar como uma coisa insignificante, a mentira impactou diretamente o relacionamento entre os personagens na sequência de 2020. Além disso, após tantas batalhas e perdas, os fãs esperavam por um final positivo, o que acabou não acontecendo em The Last of Us.
2. The Last of Us 2
A sequência de TLOU é ainda mais brutal que o seu antecessor. The Last of Us 2 apresenta aos jogadores uma história sobre vingança e suas consequências. No fim da trama, por exemplo, Ellie, que já lidava com a dor causada pela morte de Joel, termina completamente sozinha. A protagonista perde sua namorada, os dedos da mão (ficando incapaz de tocar seu violão corretamente) e o próprio Joel, com quem construiu boas memórias.
3. Halo: Reach
Halo: Reach possui uma das cenas mais marcantes e tristes da franquia espacial. No fim do jogo, Noble Six, o protagonista do título, é cercado por inimigos. No entanto, ele opta por enfrentá-los corajosamente e acaba se ferindo na batalha. Finalmente, os adversários o derrubam e dão um fim em sua vida. Essa sequência de combate deu origem a icônica imagem abaixo.
Em Red Dead Redemption, John Marston busca se redimir de seus crimes e viver uma vida pacífica. Dito isso, os jogadores testemunham os vários obstáculos enfrentados por ele ao longo do jogo. No entanto, o esperado final feliz não acontece: Marston é traído e morto pelos agentes federais com os quais um dia trabalhou. O pistoleiro salva a sua família, mas é executado durante uma emboscada em seu rancho.
5. Red Dead Redemption 2
Finais alegres não fazem parte da franquia Red Dead Redemption. No segundo título, o protagonista Arthur Morgan é diagnosticado com tuberculose, uma doença que inevitavelmente tiraria a sua vida. Por conta disso, os jogadores já sabem o fim que aguarda o cowboy fora da lei. Ainda assim, a morte de Arthur é um dos momentos mais tristes da série.
Após lutar bravamente contra Micah, Arthur perde a sua última batalha: aquela contra a sua doença. Finalmente, a tuberculose o mata enquanto o sol nasce no horizonte. Assim como a morte de John Marston, a cena ficou marcada na mente dos jogadores e se tornou um momento icônico no mundo dos jogos.
6. To The Moon
Na história de To The Moon, os doutores Rosalene e Watts trabalham realizando os sonhos de pacientes terminais. A dupla de médicos consegue oferecer as pessoas uma chance de viver novamente, mas dentro de suas cabeças.
Johnny, um homem idoso, sempre teve o desejo de ir à lua. Então, os doutores logo se preparam para realizar o sonho de infância do homem. A partir dessa premissa, a história é finalizada com John realizando a sua vontade, ainda que apenas mentalmente. A parte triste, no entanto, se deve ao fato de, aos poucos, os jogadores descobrirem as tragédias na vida do senhor conforme a trama avança.
7. A Plague Tale: Requiem
Quem jogou A Plague Tale: Innocence sabe o quão bonita é a relação entre Amicia e Hugo. A jovem sempre zelou pelo seu irmão mais novo, que desde cedo sofre com uma maldição. É justamente esse fato que torna o final da sequência, Requiem, tão triste: ao fim do segundo título, os jogadores precisam matar Hugo. Mesmo que se recusem a fazer isso, outro personagem ceifará a vida do irmãozinho de Amicia.
Nesse jogo ambientado no universo criado por Robert Kirkman, os usuários conhecem Lee Everett, que se tornou responsável por proteger a órfã Clementine. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pela dupla, o final do game é dramático: a garota precisa escolher entre matar Lee, que foi mordido, ou deixá-lo para trás. Ambas as alternativas não são fáceis de serem tomadas.
9. Spider-Man
Peter Parker sempre teve uma vida difícil nos quadrinhos e nos cinemas. Em Marvel’s Spider-Man, lançado em 2018, isso não é diferente. Após passar por muitos desafios ao longo da história, o herói precisa tomar uma difícil decisão no final: salvar apenas a sua querida tia ou milhares de pessoas. Então, o Amigo da Vizinhança perde May, mas consegue proteger o restante das pessoas em uma conclusão melancólica.
Após chocar os jogadores com uma reviravolta, BioShock Infinite também comoveu os jogadores com a sua conclusão. Na cena em questão, várias versões de Elizabeth se reúnem para afogar Booker DeWitt, que é na verdade Zachary Comstock, o antagonista do título. Com essa decisão, a mulher espera encerrar um ciclo que envolve vilania, múltiplas realidades e destinos. Apesar de confuso inicialmente, o final surpreende e até hoje é lembrado pelos fãs da franquia.