ContilNet Notícias

13 jogos antes exclusivos do PS5 e PS4 que você precisa jogar no PC

Por Tech Tudo

Vários jogos da fabricante Sony antes exclusivos do PlayStation 5 e PS4 ganharam versões para PC — Foto: Divulgação/Sony

PlayStation 5 (PS5) e PlayStation 4 (PS4) são a casa de vários games aclamados desenvolvidos ou publicados pelo console da Sony. No entanto, últimos anos, a empresa mudou sua política de exclusividade e começou a lançar alguns títulos para PC. Os próximos lançamentos incluem Horizon: Forbidden West, em 21 de março, e Ghost of Tsushima – Versão do Diretor em 16 de maio. Por isso, o TechTudo separou uma lista com 13 jogos que antes eram exclusivos do PS5 ou PS4 e que valem a pena serem jogados no PC pelas lojas digitais Steam ou Epic Games Store. Confira!

Vários jogos da fabricante Sony antes exclusivos do PlayStation 5 e PS4 ganharam versões para PC — Foto: Divulgação/Sony

Vários jogos da fabricante Sony antes exclusivos do PlayStation 5 e PS4 ganharam versões para PC — Foto: Divulgação/Sony

1. Ghost of Tsushima – Versão do Diretor

O mais recente título do PlayStation anunciado para PC é a aventura de mundo aberto do samurai Jin Sakai, que precisa defender seu lar na ilha de Tsushima durante a época da violenta invasão de forças mongóis. Durante a batalha inicial, Jin é ferido gravemente e, após se recuperar, aprende técnicas furtivas para enfrentar os exércitos inimigos, como eliminá-los de surpresa pelas sombras ou usar veneno em suas flechas. No entanto, o samurai fica dividido entre seguir este caminho com desonra ou arriscar perder a guerra.

O mundo aberto permite que os usuários explorem várias localidades montados em seu cavalo, utilizem diferentes tipos de armadura de acordo com sua gameplay e vivam duelos de espada com diferentes estilos de luta. O jogo inclui também um multiplayer cooperativo Ghost of Tsushima Legends e uma expansão com uma nova área para explorar na Ilha de Iki com suas próprias missões.

Ghost of Tsushima – Versão do Diretor traz o aclamado game de samurai em mundo aberto do PS4 para o PC — Foto: Reprodução/Steam

2. Horizon: Forbidden West – Edição Completa

A sequência de Horizon Zero Dawn traz de volta a guerreira Aloy em um mundo pós-apocalíptico habitado por máquinas. Após salvar o mundo de uma rebelião liderada por uma inteligência artificial, a heroína agora se vê correndo contra o tempo para impedir que uma praga acabe com o o solo e torne impossível sobreviver. A aventura se passa em um mundo aberto ainda maior e mais denso, o Oeste Proibido, uma terra perigosa com novas criaturas e culturas para conhecer.

Aloy pode enfrentar máquinas lutando diretamente usando flechas, atiradeiras e lanças ou usar armadilhas, técnicas furtivas e ataques precisos para explorar as fraquezas dos inimigos. O jogo traz também novos apetrechos para Aloy, como uma corda com gancho, um respirador para áreas submersas e um escudo de energia que serve como planador. A Edição Completa (Complete Edition) inclui também a expansão Burning Shores com uma nova história após a campanha principal.

Em Horizon: Forbidden West a heroína Aloy precisa explorar o Oeste Proibido com máquinas ainda mais violentas e novas ameaças — Foto: Reprodução/Steam

3. Days Gone

Days Gone é um dos primeiros games do PlayStation 4 (PS4) a fazer a transição para o PC. O título é um mundo aberto e acompanha o protagonista Deacon St. John em um universo pós-apocalíptico com criaturas semelhantes a zumbis chamados de Frenéticos. Deacon pode viajar de moto por várias estradas do Oregon, nos Estados Unidos, enquanto tenta ajudar seu amigo Boozer a encontrar pistas sobre o responsável pela morte de sua esposa Sarah.

Durante seu trajeto, é possível encontrar comunidades de sobreviventes com seus próprios estilos de vida e missões para realizar que se aprofundam na história dos personagens. É preciso ter cuidado quando os Frenéticos se tornam numerosos, evitando chamar sua atenção com barulho, algo que pode ser inevitável quando alarmes de carro tocam. Os usuários também podem enfrentar grandes hordas usando armadilhas e armas potentes como um coquetel molotov de Napalm.

Days Gone é um game de ação em mundo aberto no qual jogadores podem encarar numerosas hordas de criaturas semelhantes a zumbis — Foto: Reprodução/Steam

O clássico The Last of Us original do PlayStation 3 recebeu um remake no PlayStation 5 (PS5) que atualiza seus visuais e adiciona também alguns elementos de The Last of Us 2, como o sistema de bancada para upgrades e inteligência artificial aprimorada de inimigos. O game se passa em um mundo pós-apocalíptico no qual um fungo que transforma pessoas em algo semelhante a zumbis causou a queda da civilização como conhecemos.

Jogadores acompanham Joel, um contrabandista que após perder sua filha no início da história agora vive de pequenos trabalhos em uma comunidade de sobreviventes. Ele é apresentado então à Ellie, uma jovem que possui imunidade ao fungo e que precisa chegar a um laboratório distante para conseguirem sintetizar uma vacina a partir de seu sangue. A longa jornada leva a dupla por campos abertos, prédios abandonados em ruínas, ambientes subterrâneos e mais enquanto enfrentam infectados, saqueadores e membros de facções inimigas.

The Last of Us Parte 1 traz um remake do aclamado game de ação do PlayStation 3 e PS4 para PC — Foto: Reprodução/Steam

Nova franquia do designer Hideo Kojima, conhecido por séries como Metal Gear Solid V: The Phantom PainDeath Stranding é um game diferente da maioria, no qual os desafios apresentados ao jogador costumam ser geográficos. O jogo se passa em um mundo em que criaturas invisíveis conhecidos como B.T. atravessaram para esta dimensão e, quando entram em contato com um ser humano, geram uma explosão capaz de varrer cidades do mapa. Agora, os poucos sobreviventes vivem em comunidades isoladas para reduzir o risco de extinção.

A história gira em torno de Sam Bridges (interpretado pelo ator Norman Reedus), um entregador que costuma levar pacotes entre comunidades, agora com o desafio de conectá-las em uma grande rede semelhante à Internet. Para tal, ele precisa atravessar terrenos difíceis com a ajuda de itens como cordas, escadas e mais ferramentas, sempre atento também a quanto peso está carregando.

Em seu caminho, ocasionalmente ele encontrará B.T.s, que exigirão movimentos cuidadosos, e inimigos como mulas e entregadores que enlouqueceram. A versão Director’s Cut também traz extras como novos veículos, aparelhos para auxiliar as entregas e missões extras que se aprofundam na história. A sequência Death Stranding 2 já foi anunciada exclusivamente para o PS5.

Death Stranding é um game que impressiona com uma jogabilidade incomum de travessia de terrenos desafiadores e uma história cheia de reviravoltas — Foto: Reprodução/Steam

6. Horizon Zero Dawn – Complete Edition

A primeira aventura de Aloy conta as origens da personagem e de seu mundo. Isso é essencial para entender melhor os eventos de sua sequência: Horizon: Forbidden West. O jogo mostra a Terra em um futuro pós-apocalíptico no qual animais robôs habitam a natureza e humanos vivem em tribos com rituais e histórias que remetem ao antigo mundo. No papel de Aloy, os usuários exploram este novo mundo e tentam resolver problemas causados pelas máquinas que estão se tornando progressivamente mais violentas.

Como uma exilada da tribo Nora, ela terá que conhecer outras tribos e ajudar seus habitantes em missões, enfrentar soldados inimigos com seu arco e flecha e encarar máquinas — muitas vezes evitando o confronto direto através de armadilhas. Em sua jornada, a Nora encontrará também grandes estruturas repletas de quebra-cabeças chamadas de Caldeirão que guardam segredos do passado.

A primeira aventura de Aloy em Horizon Zero Dawn conta sobre a origem da personagem e como seu mundo pós-apocalíptico de máquinas robôs se formou — Foto: Reprodução/Steam

Lançado em 2018 no PlayStation 4 (PS4), o game de ação e aventura trouxe de volta o personagem Kratos, após sua trilogia original de games no PlayStation 2 e PlayStation 3. Depois de derrotar vários deuses em sua sede por vingança, o Deus da Guerra apareceu mais velho e agora cuidando de seu filho Atreus durante uma jornada para espalhar as cinzas de sua esposa com quem passou os últimos anos. A jogabilidade deste capítulo trocou a ação intensa dos games originais por um sistema de batalha em terceira pessoa, mas sem deixar de lado suas raízes, com violentos combos.

Há também novidades, como elementos de RPG, armaduras diferentes para utilizar, ataques de suporte com Atreus usando seu arco e flecha e também quebra-cabeças. Os eventos desse jogo continuam em God of War: Ragnarok para PlayStation 5 (PS5) e PlayStation 4 (PS4), que, por enquanto, ainda é exclusivo dos consoles.

God of War trouxe uma versão mais velha de Kratos que tenta dominar sua raiva e cuidar de seu filho Atreus — Foto: Reprodução/Steam

8. Marvel’s Spider-Man Remastered e Miles Morales

Desenvolvido pela Insomniac Games, conhecidos pela série Ratchet & Clank, Marvel’s Spider-Man Remastered apresenta a maior aventura de mundo aberto do Homem-Aranha já lançada para os videogames. No game, os usuários controlam o Homem-Aranha, identidade secreta do Peter Parker, logo após uma grande batalha contra Wilson Fisk, o Rei do Crime. Após a prisão do chefe do crime organizado, a cidade se torna um barril de pólvora com vários supervilões e facções lutando pelo vácuo de poder, como o Sr. Negativo.

A gameplay envolve exploração a grande cidade de Manhattan, nos Estados Unidos, enquanto o Homem-Aranha enfrenta supervilões, impede crimes aleatórios pelas ruas, elimina inimigos em missões furtivas e mais. Houve também uma sequência com estilo de expansão, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, que foca em um novo Homem-Aranha que aparece brevemente no primeiro jogo com uma nova história e missões, mas na mesma cidade. Miles Morales também aparece em Marvel’s Spider-Man 2, por enquanto exclusivo do PS5.

Marvel’s Spider-Man Remastered e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales são incríveis games de super-herói em mundo aberto — Foto: Reprodução/Steam

A Coleção Legado dos Ladrões traz dois games da série Uncharted do PlayStation 4 (PS4) em um único pacote: Uncharted 4: A Thief’s End e Uncharted: The Lost Legacy. O quarto game traz a conclusão da saga do explorador Nathan Drake, agora aposentado após as aventuras dos games anteriores, mas disposto a sair do tédio para uma última missão ao reencontrar seu irmão que pensava ter morrido.

Já em Uncharted: The Lost Legacy, os usuários se unem a Chloe Frazer de Uncharted 2: Among Thieves e Nadine Ross, uma das antagonistas do quarto capítulo, para obter um artefato histórico que pode causar uma guerra civil, a Presa de Ganesh. Ambos os games trazem aventuras cheias de ação com tiroteios em terceira pessoa, exploração, trechos para escalar, quebra-cabeças e mais.

Em Uncharted: Legacy of Thieves Collection jogadores encaram a última aventura de Nathan Drake em Uncharted 4: A Thief’s End e uma nova história em Uncharted: The Lost Legacy — Foto: Reprodução/Steam

Um jogo mais voltado para a narrativa, Detroit: Become Human conta a história de três androides em um mundo futurista, ocasionalmente entrelaçando-se e com ramificações inesperadas. Durante o game, os usuários acompanham a história de Markus, um androide que é incriminado pela morte de seu mestre e se torna um revolucionário pela liberdade das máquinas; Connor, um androide investigador cujo trabalho é capturar androides que fogem de sua programação; e a Kara, uma androide que foge de casa com uma criança para tentar salvá-la de um lar abusivo.

A gameplay consiste principalmente em acompanhar os diálogos, tomar decisões que poderão ter ramificações na história e reagir com reflexos rápidos para apertar botões na hora certa. No entanto, há também alguns trechos com maior interação com objetos e também partes de investigação como Connor.

Detroit: Become Human é um intrigante game focado em narrativa que instiga jogadores com sua história sobre androides e humanidade — Foto: Reprodução/Steam

O simpático personagem Sackboy retorna neste spin-off da popular franquia LittleBigPlanet, mas sem seus tradicionais elementos de criação. Em Sackboy: A Big Adventure, ou Sackboy: Uma Grande Aventura, o herói de tecido precisa enfrentar o vilão Vex que tomou o povo sackiano como refém para construir uma máquina para dominar o mundo.

Diferente dos títulos da série principal, a gameplay é voltada para plataforma 3D multiplayer com suporte para dois a quatro jogadores — semelhante a Super Mario 3D World do Nintendo Switch. Usuários terão que se aventurar por selvas, oceanos, montanhas geladas e outras áreas enquanto pulam em plataformas, enfrentam inimigos e interagem com objetos para ganhar itens.

Sackboy: A Big Adventure deixa de lado os elementos de criação de fases e traz um game de plataforma 3D multiplayer semelhante a Super Mario 3D World — Foto: Reprodução/Steam

12. Returnal

Uma nova franquia criada pela Housemarque foi Returnal, que é uma mistura de jogo de tiro em terceira pessoa com looping do tempo. No papel da astronauta Selene Vassos, os jogadores terão que tentar sobreviver ao inóspito planeta Atropos, lar de uma civilização antiga e local no qual a personagem pretendia investigar um estranho sinal. Após sua nave cair, Selene utiliza armas como rifles e pistolas para encarar hordas de criaturas alienígenas que disparam numerosos projéteis, como em jogos de nave.

O game tem elementos roguelike e, por isso, é preciso jogar várias vezes com diferentes resultados a cada partida enquanto conquista artefatos que garantem vantagens permanentes para sua personagem. Em alguns momentos, Selene também encontrará locais que parecem alucinações provenientes de suas memórias, encontrando objetos e locais que ela mesma sabe que são impossíveis de estarem no planeta.

Returnal é um jogo de ação e tiro em terceira pessoa com uma mecânica de looping de tempo dos criadores de Resogun — Foto: Reprodução/Steam

Neste título de lançamento do PlayStation 5 (PS5), os jogadores controlam mais uma vez a dupla do lombax Ratchet e o pequeno robô Clank em uma gameplay de ação, aventura e plataforma. Em Ratchet & Clank: Rift Apart, ou Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, os usuários enfrentarão o vilão Dr. Nefarius que rouba um aparelho de viagens dimensionais e parte para uma realidade onde a dupla de heróis não existe e ele conseguiu conquistar o mundo.

Nesta dimensão, no entanto, os usuários são apresentados a uma nova personagem jogável, uma rebelde chamada Rivet, da mesma raça de Ratchet. A jogabilidade envolve os tradicionais tiroteios com armas curiosas como outros games da série, mas com uma novidade, agora os portais permitem viajar imediatamente para outros locais ou alternar entre dimensões, chegando a áreas de difícil acesso ou partes secretas.

Ratchet & Clank: Rift Apart traz a dupla de heróis em uma nova aventura interdimensional e introduz uma nova personagem chamada Rivet — Foto: Reprodução/Steam
Sair da versão mobile