Acre supera RJ e São Paulo e tem crescimento econômico acima da média nacional em 2023

O estado do Acre ocupou a 10ª posição de unidades federativas que mais cresceram no Brasil em 2023

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Acre teve um crescimento econômico de 4,2% em 2023, ficando acima da média de crescimento nacional, que foi de 2,9%.

O levantamento faz parte do relatório de perspectivas econômicas Resenha Regional do Banco do Brasil 2024, e considera o Produto Interno Bruto (PIB) de todas as 27 unidades federativas do país. Segundo o estudo, 20 delas tiveram crescimento igual ou superior à média nacional.

O Acre teve o terceiro maior crescimento da região Norte/ Foto: Shutterstock

Os maiores destaques foram para os estados do Mato Grosso, com 10,3% e Tocantins, com 10,1%, registrando os maiores crescimentos médios do país. Os dois estados cresceram três vezes a média nacional.

O Acre teve o terceiro maior crescimento da região Norte, ficando atrás somente de Tocantins (10,1%), e de Rondônia (5,1%). Já os estados da região com menor crescimento foram Amapá (2,0) e Amazonas (2,4%).

A nível nacional, o estado do Acre ocupou a 10ª posição de unidades federativas que mais cresceram no Brasil em 2023. O estado com menor crescimento do país foi Paraíba (1,2%), no Nordeste, São Paulo (1,5%), e Rio de Janeiro (1,8%), na região Sudeste.

PUBLICIDADE