Ícone do site ContilNet Notícias

Acre tem uma das maiores taxas do Brasil de meninas abaixo dos 18 anos se casando

Por Suene Almeida, ContilNet

Dados do Estudo Estatísticas de Gênero: Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil, preparado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que o número de casamentos precoces no estado do Acre está acima da média brasileira.

O estado do Acre teve uma taxa de 3,3% casamentos de meninas com 17 anos ou menos/ Foto: Reprodução

De acordo com a legislação brasileira, o casamento civil só é permitido para pessoas acima dos 18 anos de idade, no entanto, pessoas de 16 e 17 anos emancipadas, ou com autorização dos pais, ou representantes legais, podem casar.

O estado do Acre teve uma taxa de 3,3% casamentos de meninas com 17 anos ou menos em 2012, enquanto a média brasileira é de 1,8%, revela o estudo.

Rondônia apresentou a pior situação do país relacionada ao número de casamentos precoces. No estado, 6,1% dos casamentos realizados em 2021 envolveram  meninas de 17 anos ou menos.

Outros estados que ficaram acima da média foram o Maranhão, com 3,5% e Alagoas, com 2,8%. Na outra ponta, os estados que tiveram menores taxas foram o Rio de Janeiro (0,6%) e Distrito Federal (0,8%).

Sair da versão mobile