O município de Brasiléia sofreu a maior alagação do Rio Acre entre fevereiro e março deste ano. Esta tragédia deixou milhares de pessoas desalojadas e desabrigadas, além de a cidade estar num cenário de destruição. A Defesa Civil Municipal emitiu, nesta quinta-feira (14), um novo alerta de desmoronamento para várias ruas do município por tempo indeterminado, até o restabelecimento completo desses locais.
Os bairros que estão com sinal de alerta são: Rua de Acesso ao Parque Centenário (Bairro: Centro), Rua Olegário França (Bairro Eldorado) e a Rua dos Catraeiros (Bairro Leonardo Barbosa). De acordo com o capitão Sandro, coordenador da Defesa Civil Municipal, o novo alerta vale também para as casas às margens do Rio Acre no município.
Em Brasileia, a alagação atingiu 2.160 residências, 500 comércios, 3.500 famílias que ficaram desalojadas ou desabrigadas e mais de 600 famílias ficaram isoladas na zona rural em seis comunidades rurais.
Com o solo bastante úmido e com os barrancos secando, esses locais estão passando pelo processo de movimento de massa. Esse novo aviso de alerta agora é também para as residências às margens do Rio Acre, pois são muitas as casas de madeiras com barrotes que estão caindo ou envergando. É importante que os moradores fiquem atentos a qualquer movimentação nessas localidades e avisar imediatamente da Defesa Civil caso percebam alguma irregularidade.
As vistorias estruturais, realizadas pelos engenheiros civis da Prefeitura de Brasiléia e da Secretaria de Estado de Obras Pública (Seop), vão chegar a outros bairros afetados.
VEJA IMAGENS: