Oruam resolveu causar durante sua apresentação no Lollapalooza, no domingo (24/3). O cantor usou uma blusa com a foto do pai, o líder do Comando Vermelho Marcinho VP, pedindo liberdade para ele, que vive no presídio de segurança máxima de Catanduvas (PR).
Após a repercussão do caso, com muitas críticas dos internautas afirmando que o rapaz estaria fazendo apologia ao tráfico de drogas, ele resolver fazer um longo desabafo sobre o caso.
No stories do Instagram, na noite de domingo (24/3), ele começou citando uma passagem bíblica: “Êxodo 20:12: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, teu Deus, te dá”, escreveu ele na legenda da foto da camiseta.
Em seguida, ele começou: “Meu pai foi preso com 20 anos, quase 30 anos atrás. Há mais de 15 anos, vive trancado numa cela de 6 metros quadrados, com 2 horas de banho de sol por dia, quando é autorizado, e sem contato com nenhuma outra pessoa que não os carcereiros. Eu e minha família podemos, quando é autorizado, vê-lo uma vez por mês, por poucas horas, e através de um vidro, sem nenhum contato físico”, detalhou Oruam.
E continuou: “Minha vida é assim desde que sou uma criança. Não tenho uma foto sequer com meu pai, e muito menos tive o prazer de desfrutar de coisas simples com meu pai”, afirmou.
Logo depois, o rapper declarou que o pai já pagou por todos os seus crimes: “A cadeia deveria servir para ressocializar e não para torturar. Meu pai errou, mas está pagando pelos seus erros e com sobra. Só queria que pudesse cumprir uma pena digna e saísse de cabeça erguida. Que quando chegue sua hora, você possa ter sua liberdade! E que o estado realmente deixe você vir como é de direito. Afinal, todos sabem que você já pagou sua pena”.
O cantor ainda prosseguiu: “Não tentem tirar de uma pessoa o direito de reivindicar condições melhores pro seu pai, e nem de querer vê-lo em liberdade. Te amo, pai. O maior sonho da nossa família é ter você com nós (sic). Estamos ansiosos pra que você veja o futuro novo que estamos construindo e mostre que todo mundo merece uma segunda chance. Parem de tirar meu direito de filho de amar meu pai e honrar ele”.
Compartilhando uma sequência de comentários das redes sociais, Oruam desabafou: “Minha mãe sempre disse que pra mim ia ser tudo mais difícil e eu não entendia o que ela falava. Hoje eu entendo”.
Marcinho VP foi preso em 2006 por envolvimento com o tráfico de drogas. À época, Oruam, cujo nome de registro é Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, tinha 5 anos. O artista começou a fazer sucesso em 2021.
O rapper costuma homenagear o pai com frequência em shows e nas redes sociais. Em dezembro, Oruam compartilhou com os seguidores que tatuou o rosto do pai do lado esquerdo do peito.
Oruam falou sobre o orgulho do pai por seu sucesso
A vida de MC Oruam virou de cabeça para baixo após participar do Poesia Acústica 15. O cantor, que é filho de Marcinho VP, um dos chefes do Comando Vermelho, revelou em entrevista que o pai ficou “todo bobo” ao descobrir sobre o seu sucesso.
“Eu vou visitar meu pai e ele fica todo bobo. Ele fala que os policiais lá falam de mim para ele, que eu fui para a casa do Neymar. Imagina para ele. Ele sofreu pra caralho, está lá, pagando por tudo o que ele fez”, declarou.
Oruam desabafou ao falar sobre seu pai. “Ninguém pode falar nada. É meu pai. Vagabundo fala vários bagulhos, querendo ‘denegrir’ minha imagem por causa dele. O bagulho que ele fez, foi ele que fez, não tenho nada a ver com isso”, defendeu.
O jovem de 22 anos foi categórico ao afirmar que não estourou na música por conta de seu pai e, sim, devido ao seu talento: “Eu bombei não falando nada com meu pai, bombei com a minha música, sozinho”, relatou.
Por fim, o cantor falou sobre o seu maior sonho: “Meu maior sonho é ter meu pai do meu lado, e conviver com ele. Vários anos que minha mãe não vê meu pai, nós sofremos para car*lho. É por isso que eu marolo mesmo, compro ouro e carro mesmo, compro vários bagulhos”, completou.