Após atingir cerca de 40% da cidade de Jordão, no interior do Acre, em mais uma enchente, o Rio Tarauacá apresentou sinal de vazante e teve uma baixa significativa no volume de suas águas na manhã desta segunda-feira (25), ficando abaixo dos 5 metros na última medição.
No último sábado (23), o manancial chegou a alcançar a marca de 7,67 metros, ultrapassando a cota de transbordo no município, que é de 7,50m. No domingo (24), o afluente registrou 6,10m.
De acordo com informações da Defesa Civil do Estado do Acre, pelo menos 400 pessoas atingidas pela enchente foram levadas a abrigos. Desde o último domingo as famílias já iniciaram o retorno para suas casas.
Os bairros mais afetados foram o Centro, Bairro Alfredo Suero Sales, Bairro Bananal e Bairro Kaxinawá. Além disso, a enchente atingiu os rios Rio Jordão, Rio Douro, Igarapé São João, Igarapé Arara, Igarapé Pará e Igarapé Santa Cruz.
Foram montados três abrigos públicos na cidade para receber as famílias, nas escolas Bernardo Abdon, Jairo de Figueiredo e Creche Criança Feliz.