No próximo domingo (24), mais de 16 mil candidatos irão realizar a prova do Tribunal de Justiça (TJAC). O concurso público conta com 91 vagas diretas, sendo mais de 1.460 para cadastro de reserva.
Porém, uma lista de homologação definitiva dos candidatos aptos a realizarem a prova, causou indignação em alguns inscritos.
Em uma denúncia enviada ao ContilNet, um grupo de candidatos criticaram o fato da lista final de candidatos apontar apenas o nome e o cargo dos inscritos no edital.
VEJA MAIS: Local de realização das provas do concurso do TJAC é divulgado; mais de 16 mil se inscreveram
“Ocorre que o concurso do TJAC estipula vagas por município (comarca), assim, a lista de homologação com os nomes dos inscritos deve conter a comarca escolhida pelo candidato no ato de sua inscrição. Porém a publicação com a homologação definitiva trouxe uma lista genérica/geral, o que coloca em risco a lisura do certame e abre margem para a possibilidade de eventual fraude, além de ferir o princípio da publicidade e transparência”, disse.
Ainda na nota, os candidatos dizem que o edital seria que o Tribunal Justiça, junto ao Instituto Verbena, responsável pela banca do certame, publicasse um lista demanda por vaga municipal.
“Assim todos ficariam sabendo da real concorrência para a comarca escolhida na inscrição, inclusive com os nomes dos concorrentes, o que neutralizaria qualquer eventual chance de fraude ou “apadrinhamento”. Da forma como está não é possível nem mesmo saber quantos se inscreveram para cada comarca”, completou.
O que diz o TJAC
Em nota enviada ao ContilNet, o Tribunal de Justiça, por meio da Comissão Gestora do Concurso, disse que acionou a banca organizadora quanto à divulgação das informações por Comarca e, assim, para garantir o princípio da publicidade, será também incluído no site do Instituto Verbena a relação de candidatos por Comarca.
O exame terá 4h30m de duração, e será realizado em Cruzeiro do Sul e Rio Branco, com vagas para 18 comarcas diferentes, tanto para nível médio quanto para nível superior, contando com provas durante a manhã e tarde, respectivamente.