O nível do Rio Juruá chegou a cota de 14,04 metros na tarde desta sexta-feira (8) em Cruzeiro do Sul. Diante disso, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul publicou um decreto elevando o status de Situação de Emergência nível I, para o nível II no município.
Com essa marca, o manancial está a apenas 32 centímetros de alcançar a cheia história enfrentada pelo município em fevereiro de 2021, quando o rio chegou a 14,36 metros, deixando 28 mil pessoas afetadas.
Na enchente deste ano já são mais de 300 pessoas desabrigadas e mais de 19,6 mil atingidas pelas águas do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul. As famílias estão sendo acolhidas nos nove abrigos públicos disponibilizados pela prefeitura.
A alteração de situação de emergência nível I para o nível II segue os parâmetros definidos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e foi decretada após constatação de impactos negativos às regiões afetadas, incluindo a quebra da normalidade nas comunidades ribeirinhas e urbanas, comprometendo a integridade da população.
O prefeito Zequinha Lima busca, com o decreto, mobilizar recursos, além dos municipais já empregados para lidar com os prejuízos causados pela segunda maior enchente da história de Cruzeiro do Sul.
O decreto permite a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos para ajudar nas assistência às pessoas afetadas pelas águas. Além de dispensa de licitação para aquisição de bens e prestação de serviços. A validade da situação de emergência é de 180 dias.