Existe uma pasta importante da Prefeitura de Rio Branco que inicia os seus trabalhos práticos antes mesmo da alagação atingir uma quantidade expressiva de pessoas. Também é a responsável por finalizar a missão de deixar a cidade pronta e limpa depois que as águas baixam. É a Secretaria de Cuidados da Cidade, comandada pelo gestor Joabe Lira.
Quase 300 homens ligados à secretaria foram para as ruas, desde que o rio transbordou, ajudar as famílias a retirar seus móveis de casa e construir os abrigos provisórios instalados no Parque de Exposições, principalmente. Agora, depois que a vazante chegou, a missão é retirar a lama e os entulhos das ruas.
O ContilNet acompanhou Joabe até o bairro da Base, neste sábado (9), em uma de suas agendas. O local vive um cenário pós-guerra, mas tem dezenas de homens trabalhando para garantir que as pessoas retomem suas vidas o quanto antes.
“Aqui nós temos um cenário pós-guerra e, diante dele, nossa missão é devolver a essas pessoas o direito de ir e vir por ruas limpas e cuidadas, o mais rápido possível, como também aconteceu no ano passado. Estamos trabalhando de forma escalonada para que tudo volte ao normal o quanto antes. Essa é a ordem dada pelo prefeito Tião Bocalom”, explicou o gestor.
Joabe disse que a operação de limpeza segue em outros bairros da capital, também atingidos pela enchente.
“É uma megaoperação que foi deflagrada em toda a cidade, principalmente nos bairros mais atingidos pela enchente. Temos muita lama e lixo para retirar”, acrescentou.
Além de coordenar o trabalho de limpeza da cidade, Joabe também faz parte da comissão que iniciou neste sábado o cadastramento de mais de 15 mil famílias que serão beneficiadas com cestas básicas.
“O que tivermos que fazer para que tudo volte ao normal, nós faremos. É um trabalho coletivo e feito por muitas mãos”, concluiu.
De domingo a domingo, uma equipe de 250 pessoas e 150 equipamentos atuam nos cuidados da cidade.