De lavador e cobrador de ônibus a superintendente: conheça o novo gestor da RBTrans

Com mais de 30 anos de história, Vilas Boas começou a carreira como lavador de ônibus

Na última semana o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, oficializou Clendes Vilas Boas como o novo superintendente da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (RBTrans).

Com mais de 30 anos de história no ramo, Vilas Boas começou a carreira como lavador de ônibus na década de 80, e mais tarde, virou cobrador em uma empresa de transportes.

Clendes Vilas Boas como o novo superintendente da RBTrans. Foto: ContilNet

Em entrevista ao ContilNet, ele explicou que teve uma carreira de ascendência na área. Após virar cobrador, Vilas Boas se tornou fiscal, em seguida, chefe de transporte, gerente e ao final, diretor. Isso tudo em 17 anos de contratação pelo grupo Real Norte.

Mas não parou por aí. Nesse período, Vilas Boas voltou a quebrar tabus e se formou em Administração de Empresas e, em seguida, Direito. O advogado, em 2021, aceitou o desafio do prefeito Tião Bocalom de ser diretor do RBTrans, para assumir a vaga deixada pelo ex-superintendente Benício Dias.

“Ele me convidou para abrirmos a caixa preta que tinha no RBTrans, porque ninguém sabia o que acontecia ali dentro. Passagens caras, e a gente queria entender porque esse custo era tão alto. E aí eu comecei a desenvolver todo um estudo, todo o processo, e identifiquei muitas irregularidades das empresas. Por exemplo, tinha ônibus que tinha 15 anos sem pagar IPVA, com busca e apreensão e restrição judicial, em São Paulo, porque os veiculos eram de lá, e eles deixavam em desuso aqui em Rio Branco, como se fosse uma cidade sem lei”, disse.

Entre as prioridades de Villas Boas à frente da gestão da RBTrans está a construção de novas paradas de ônibus, de vidro e alumínio, além de um novo Terminal de Integração na Corrente, no 2º Distrito.

PUBLICIDADE