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Dia do Consumidor: especialista explica como evitar golpes online; entenda

Por Camila Pinheiro, ContilNet - Rondônia

O Dia do Consumidor, considerado a Black Friday do primeiro trimestre, é comemorado nesta sexta-feira (15) e foi recentemente incorporado pelos lojistas brasileiros como uma estratégia no calendário de vendas. De acordo com uma pesquisa da Nuvemshop, plataforma de e-commerce, o faturamento de Pequenas e Médias Empresas (PMEs), entre os dias 12 a 15 de março de 2023 chegou a R$37,4 milhões. Sendo que cerca de 34% desse valor foi atingido apenas no dia do consumidor.

Apesar da alta demanda e facilidade do público em aderir o e-commerce, uma pesquisa, divulgada pela OLX e outras empresas (AllowMe, iCarros, Itaú, Único, Who e Zoop), apontou que mais de 80 mil pessoas foram vítimas de golpes na hora das compras online, apenas entre janeiro a setembro de 2023.

Consumidores devem estar alertas com as compras

Medidas de proteção

Em conversa com os especialistas Alexandre Assis, chefe de tecnologia da Social Digital Commerce, Joyce Pereira, executiva de experiência do consumidor, Rafael Figueiredo, especialista em contratos virtuais e CEO da D4Sign e com Gabriel Scherer, sócio da QI Tech e especialista em tecnologia antifraude, sobre medidas que o consumidor deve realizar para se proteger contra golpes e fraudes no Dia do Consumidor.

Confira:

Cheque a confiabilidade do site: verifique se a denominação da URL (link de um site) tem o item de segurança Https, representado pelo símbolo de um cadeado ao lado da sigla; Verifique se o site tem erros de digitação e é responsivo; localize o selo de certificação de segurança, geralmente disposto no rodapé dos sites; Use o siteconfiavel.com para verificar as métricas e a veracidade do site em que você deseja comprar.

Compras no Pix e Cartão de Crédito: verifique os dados da pessoa que vai receber a sua transferência; Tenha conhecimento de seus direitos caso sofra um golpe, entrando em contato com a sua instituição financeira.

Sempre leia o contrato antes de assinar: apesar de comum, a prática de não ler contratos é perigosa. Os contratos são uma garantia para o vendedor e para o comprador, por isso ambas as partes devem estar em acordo com os termos. Se tiver alguma cláusula que necessite de esclarecimentos ou discorde, é importante verbalizar antes da assinatura.

Adicione barreiras de segurança: use biometria e autenticação em dois fatores no seu celular e outros dispositivos; Evite usar conexões de wi-fi públicas; Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos; Nunca compartilhe códigos de verificação; Se você receber uma mensagem suspeita afirmando ser de seu banco, não responda. Em vez disso, relate suas suspeitas nos canais oficiais.

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