ContilNet Notícias

Ex-vereador e empresário são investigados por explosão de barco que matou 6 pessoas

Por Vitor Paiva, ContilNet

O ex-vereador de Marechal Thaumaturgo, Amadeu Vieira da Silva Filho, mais conhecido como Amadeuzinho foi um dos indiciados no caso do barco que explodiu em 2019, na cidade de Cruzeiro do Sul, durante o processo de abastecimento, levando seis pessoas a óbito.

SAIBA MAIS: Após 5 anos, polícia conclui perícia sobre explosão de barco que matou 6 pessoas e indicia grupo

De acordo com informações do inquérito da Polícia Civil, divulgadas pelo ac24horas, foram cinco indiciados por homicídio doloso e uma por culposo. Os indiciados pelo primeiro crime são, além do ex-vereador, Geilson Francisco Ribeiro da Silva, irmão do ex-vereador; Francisco de Luna dos Santos, dono do barco; José Francisco do Nascimento Neto, antigo dono do barco e Uelinton Said Maia Filho, filho do dono da empresa Pimpão, que levou o combustível até a margem para realizar o abastecimento.

Já o indiciado por homicídio culposo é Antonio Carlos da Silva Lima, funcionário do dono do barco. Além disso, a empresa Transportes Pimpão foi indiciada por transportar, armazenar ou guardar substância perigosa em desacordo com as exigências estabelecidas pela Lei 9.605/98, com agravamento, em razão da morte, seguindo o artigo 58, III da mesma lei.

Amadeuzinho é ex-vereador, foi um dos responsabilizados pela explosão/ Foto: Reprodução

Relembre o caso

Na cidade de Cruzeiro do Sul, no interior do estado, em 7 de junho de 2019, um caminhão parou às margens do Rio Juruá e lançou uma mangueira para um barco, que estava mais abaixo, para realizar o abastecimento, enquanto transportava 18 pessoas.

O manuseio de uma bateria, durante o abastecimento da embarcação, gerou algumas faíscas, o que causou a explosão, que resultou no falecimento de seis pessoas. Outras precisaram ser levadas para a capital, Rio Branco ou para fora do estado.

 “O caso aconteceu por total falta de atenção e cuidado com a vida humana. O barco que transportava pessoas era abastecido com 5 mil litros de gasolina e houve a explosão. Multas pessoas foram jogadas no rio e outras ficaram no barco sem chance de sair”, disse um dos investigadores do caso, delegado Lindomar Ventura.

Veja as seis vítimas fatais do ocorrido: 

Iohana Silva, oito meses;

Marluce Silva dos Santos, 38, mãe de Iohana;

Jucicleide Ferreira da Silva, de 42 anos;

Valdir Torquato da Silva, de 51 anos;

Antônio José de Oliveira da Silva, de 33 anos;

Simone Souza Rocha, de 24 anos.

Sair da versão mobile