Famílias acreanas estão satisfeitas com seus atuais empregos, aponta pesquisa da CNC

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) alcançou o maior resultado desde fevereiro de 2023

Dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontam que as famílias acreanas estão satisfeitas com seus atuais empregos.

Os resultados medem o grau de satisfação e insatisfação dos consumidores. O índice a baixo de 100 pontos indica percepção de insatisfação, já a pontuação acima de 100 pontos, com limite de 200, indica satisfação em termos de emprego, renda e capacidade de consumo.

As famílias acreanas estão satisfeitas com seus empregos e perspectiva de profissionais/ Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Com relação à satisfação com emprego, o indicador alcançado após pesquisa, superou os 120 pontos em todas as faixas de renda, indicando que as famílias acreanas estão satisfeitas com seus empregos e perspectiva de profissionais.

Intenção de consumo

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) alcançou o maior resultado desde fevereiro de 2023. Segundo o levantamento, em fevereiro de 2024, o índice alcançou os 99 pontos. No entanto, as famílias acreanas com até 10 salários mínimos ainda seguem insatisfeitas, tendo em vista que o indicador não superou os 100 pontos.

Já as famílias com renda superior a 10 salários mínimos atingiram 125,6 pontos, mostrando satisfação enquanto consumidores.

A renda atual também apresentou bom indicador para essas famílias, indicando uma elevação com os resultados de seus trabalhos. A condição faz com que esse grupo apresente uma maior intenção de consumo para os próximos meses, o mesmo podendo ser observado nas famílias com renda de até 10 salários, que beira a faixa do grau de satisfação, atingindo em fevereiro 99,9 pontos.

A pesquisa contempla 18 mil questionários que são analisados mensalmente, com coleta de dados de consumidores em todas as Unidades Federativas. Ao todo, são levados em considerações sete indicadores: Emprego Atual, Renda Atual, Acesso ao Crédito e Nível de Consumo Atual, que comparam a percepção do consumidor em relação a igual período do ano anterior; enquanto os demais itens referem-se à perspectiva de melhoria profissional para os seis meses seguintes, expectativas de consumo para os próximos três meses, e avaliação do momento atual para aquisição de bens duráveis.

PUBLICIDADE