Uma Ferrari do ex-piloto de F1 Gerhard Berger foi recuperada em Londres mais de 28 anos depois de ser roubada. Estima-se que o modelo F512M valha 350 mil libras esterlinas (cerca de R$ 2,2 milhões). Segundo a Polícia Metropolitana de Londres, o carro foi enviado ao Japão pouco depois do roubo ao piloto, em 1995. A equipe de Maranello auxiliou na investigação, que até o momento não resultou em quaisquer prisões.
A Ferrari de Berger foi roubada no lado de fora do hotel do piloto; Jean Alesi também teve um carro roubado, mas este não foi localizado. O furto aconteceu durante a disputa do GP de San Marino de 1995, na Itália. Em Ímola, o piloto austríaco fechou o pódio com a Ferrari, atrás do vencedor Damon Hill (Williams) e do companheiro Jean Alesi.
O carro desembarcou no Reino Unido no fim de 2023 e seria enviado a um novo comprador, nos Estados Unidos. Em janeiro, a Ferrari enviou um alerta à Polícia Metropolitana de Londres depois de checar que o modelo havia sido roubado.
Após receber o aviso da escuderia italiana, a polícia londrina conseguiu localizar o modelo em quatro dias.
– A Ferrari roubada esteve desaparecida por mais de 28 anos antes de conseguirmos rastreá-la em apenas quatro dias. Nossos inquéritos foram meticulosos e incluíram o contato com autoridades ao redor do mundo – disse Mike Pilbeam, que liderou a investigação, acrescentando:
– Trabalhamos rapidamente com parceiros, incluindo a Agência Nacional do Crime (NCA, na sigla em inglês), assim como concessionárias de carro internacionais. Essa colaboração foi instrumental para entender o histórico do veículo e impedir que ele deixasse o país.
Gerhard Berger disputou 14 temporadas na F1, de 1984 a 1997. Seus melhores resultados no Mundial foram os terceiros lugares de 1988 e 1994. Ao longo da carreira, o austríaco somou dez vitórias, 12 pole positions e 48 pódios.
Em respeito ao Ramadã, a F1 2024 segue para sua próxima corrida no sábado, 9 de março, com o GP da Arábia Saudita. Veja o calendário completo aqui, assim como a tabela de classificação do campeonato.
Veja outras fotos da Ferrari de Berger: