O Rio Acre voltou a subir na capital acreana, e após apresentar sinais de estabilidade, alcançou a cota dos 17,89 metros na medição das 9h desta quarta-feira (6). A grande quantidade de chuvas que caiu durante a noite contribuiu para o aumento no nível do manancial.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, desde a madrugada desta quarta-feira choveu mais de 60 milímetros.
“Essa chuva é de grande impacto, temos um grande volume de água. Nós temos ruas alagadas, pois é muita água descendo. Isso também está dentro dos rios. Nós temos o solo altamente saturado agora e não segura nenhuma água, fazendo que ela escoe diretamente para dentro dos igarapés e do Rio Acre”, explicou.
Falcão ressaltou, ainda, que as fortes chuvas tem contribuído para a elevação do rio, e também alertou para uma subida repentina dos igarapés.
“Enquanto as chuvas não cessarem a gente vai continuar com essa situação de aumento de nível de rio e de famílias atingidas. Os igarapés também sofrem com essas chuvas”, afirmou.
Segundo o coordenador, a Defesa Civil já monitora nesta quarta-feira o suposto transbordamento dos igarapés São Francisco e Igarapé Batista. Apesar da nova elevação, as famílias que foram retiradas durante a primeira enchentes dos igarapés ainda permanecem nos abrigos, o que deve contribuir para evitar novos transtornos.