ContilNet Notícias

Há 4 anos, Acre confirmava os primeiros casos de Covid-19; relembre medidas

Por Maria Fernanda Arival, ContilNet

Classificada como pandemia em 11 de março de 2020, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o coronavírus (Sars-Cov-2), foi um grande marco da história mundial. Há alguns meses naquele ano, diversos países sinalizaram e alertavam sobre a circulação do vírus, desde a identificação do primeiro caso da doença na cidade de Wuhan, na China. Desde então, a doença respiratória tem atingido milhares de pessoas em todo o mundo.

No Acre, os três primeiros casos foram confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) há exatamente 4 anos, sendo um diagnóstico pela rede particular e dois no Pronto-Socorro de Rio Branco. Os acreanos, diante do desconhecido, passaram a buscar novos estilos de vida que se adaptassem ao lockdown, o uso de máscaras e o isolamento e distanciamento social, imposto na época como medida de prevenção a Covid-19.

Há 4 anos, os primeiros casos de Covid-19 eram confirmados no Acre/Foto: Agência Brasil

Neste 17 de março de 2024, o ContilNet traz as principais datas da pandemia de Covid-19 no Acre. Relembre:

17 de março 2020 – Situação de Emergência

Neste dia, o governador Gladson Cameli decretou situação de emergência no estado por 30 dias, por meio de uma publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). Além disso, foram suspensas as aulas nas redes públicas e privadas de ensino por 15 dias. Neste dia também foram confirmados os três primeiros casos de Covid-19.

20 de março de 2020 – Fechamento de estabelecimentos 

Três dias depois, em 20 de março, o governo decretou o fechamento de diversos estabelecimentos como shopping, bares, restaurantes e lanchonetes. Viagens interestaduais e internacionais no estado foram suspensas.

20 de março foi decretado lockdown/Foto: Secom

6 de abril de 2020 – Primeira morte

No dia 6 de abril, a Sesacre confirmou a primeira vítima da doença no estado: uma idosa de 79 anos que estava internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito de Rio Branco desde o dia três do mesmo mês. Dos estados brasileiros, o Acre foi o penúltimo a registrar morte por Covid-19, sendo Tocantins o último.

17 de abril de 2020 – Uso de máscaras

Após um mês de situação de emergência no estado, o governo prorrogou por mais 15 dias o decreto emergencial. Também passou a ser obrigatório o uso de máscaras em locais públicos e privados. Até o dia 17 de abril, haviam 135 pessoas infectadas no estado e cinco óbitos em decorrência da doença.

O uso de máscara facial passou a ser obrigatório pela Sesacre/Foto: Pixabay

6 de abril de 2020 – Sala Vermelha

A partir desta data, o Pronto-Socorro de Rio Branco inseriu mais um espaço para atender pessoas que eventualmente chegassem em estado grave por contaminação de Covid-19, a Sala Vermelha. O local, que funcionou próximo à entrada da emergência e serviu para auxiliar vítimas em estado crítico, com suspeitas de infecção por coronavírus.

18 de maio de 2020 – Primeiro dia de rodízio de veículos

Um decreto instituiu o rodízio de veículos na capital e começou a funcionar em 18 de maio. Considerada uma data par, com exceção dos veículos de profissionais que prestam serviços essenciais liberados pelo governo estadual, neste dia 18, estavam autorizados a circular apenas os veículos de placas com finais de número par, ou seja, 0, 2, 4, 6 e 8, os demais precisaram se adaptar ao rodízio.

O rodízio de carros durante a pandemia de Covid-19/Foto: Marcos Vicentti/Secom

26 de maio de 2020 – 100 mortes e decreto de luto oficial

O Acre ultrapassou, neste dia, a marca de cem mortes por Covid-19. Num total de 105 pessoas que não resistiram à doença. Em solidariedade à dor das famílias e em memória das vítimas, o Governo do Estado decretou luto oficial de três dias. Com a medida, as bandeiras hasteadas em todas as repartições públicas permaneceram a meio mastro.

15 de junho de 2020 – Hospital de Campanha

O então ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, veio ao Acre para participar da inauguração do hospital de campanha de Rio Branco. Finalizada em tempo recorde, a unidade contou com recursos do governo federal e fez parte do conjunto de ações do Estado no enfrentamento à pandemia. Naquela data, o ambulatorial de pacientes com Covid-19 do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) também foi aberto. O complexo se tornou o hospital de referência no tratamento da doença.

Julho de 2020 – 500 mortes por Covid-19

Em julho daquele ano, de acordo com o boletim da Sesacre, o estado atingia a marca de 500 mortes provocadas pelo coronavírus.

Milhares de pessoas morreram por Covid-19 no Acre/Foto: Dhárcules Pinheiro/Arquivo pessoal

Novembro de 2020 – Homenagem aos profissionais da saúde

Em parceria com o governo, o grafiteiro Matias Souza decorou a fachada do Pronto-Socorro de Rio Branco com um mural homenageando os profissionais da saúde no estado.

Pronto-Socorro de Rio Branco/Foto: Juan Diaz/ContilNet

19 de janeiro de 2021 – Vacinas chegam ao Acre

Após a Anvisa autorizar, no dia 17 de janeiro de 2021, o uso emergencial de CoronaVac e Oxford, doses da CoronaVac foram trazidas por avião da FAB para Rio Branco.

Acre recebe lote de vacinas da Covid-19/Foto: Odair Leal

Um morador do Lar Vicentino, José Oliveira, de 85 anos, foi o primeiro vacinado no estado, junto da enfermeira Maria José Monteiro, de 66 anos.

O dia 20 deste mês ficou marcado pela chegada de vacinas em todos os municípios do estado. Santa Rosa do Purus foi o último município contemplado. No dia 22 de janeiro, com o Alto Acre na fase vermelha e o Baixo Acre na laranja, o governo cancelou as festividades e os pontos facultativos de carnaval.

Primeira vacinada no Acre/Foto: Secom

Fevereiro de 2021 – Acre em fase vermelha

O Governo decretou fase vermelha em todas as regiões do estado, em razão do agravamento da pandemia e perigo de colapso do sistema de saúde. Na data, de acordo com o Ministério da Saúde, o estado registrava mais de 48.000 infectados e 873 mortos pela Covid-19.

Julho de 2021 – Quase 300 mil pessoas receberam a primeira dose

Após o início da vacinação em fevereiro de 2021, em julho o estado chegava a 277.725 cidadãos vacinados com a primeira dose do imunizante contra coronavírus.

Novembro de 2021 – Passaporte de vacinação

Em novembro daquele ano, o governo do estado passou a implementar o passaporte de vacinação para entrada em locais de uso coletivo no Acre.

Cartão de vacinação contra Covid-19. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Março de 2022 – Acre deixa de exigir passaporte vacinal em órgãos públicos

No mês de março de 2022, o Governo publicou um decreto que retirava a obrigação de apresentar o passaporte vacinal em órgãos públicos, mas a exigência continuava para eventos públicos e particulares.

Abril de 2022 – 1,4 milhão de doses da vacina

No dia 22 de abril, o Acre, de acordo com dados da Sesacre, atingia a marca de 1.404.65 doses do imunizante na população acima de 5 anos de idade, após mais de um ano da chegada dos imunizantes no estado.

Maio de 2022 – 71,21% da população total vacinada

No mês de maio, o estado registrou 71,21% da população total vacinada com a primeira dose do imunizante.

Na capital, diversos mutirões foram realizados pelo Governo e Prefeitura de Rio Branco/Foto: Odair Leal/Sesacre

Outubro de 2022 – Governo revoga decretos do Pacto Acre sem Covid-19

Após uma queda expressiva nas notificações da doença, o Governo do Estado revogou a nomeação do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 e do Grupo de Apoio ao Pacto Acre Sem Covid-19. A partir do mês em questão, o boletim da Sesacre com informações sobre o coronavírus passou a ser divulgado semanalmente, e não mais diariamente.

Fevereiro de 2023 – Vacinação Bivalente no estado

Após dois anos de pandemia, o estado recebeu do governo federal mais de 67 mil doses do imunizante bivalente da Pfizer. O dia 23 de fevereiro deste ano ficou marcado pelo início da vacinação bivalente, começando pelos grupos de risco.

Abril de 2023 – Explosão de casos

A Sesacre, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), divulgou em um boletim de Covid-19, a informação de novos 746 casos de coronavírus que foram registrados entre 2 a 15 de abril. Segundo o boletim, neste total, estão contabilizados os casos notificados de duas semanas, que por conta de instabilidade no sistema E-SUSVE, não foi possível fazer a leitura correta. Ao todo, o número de infectados notificados era de 162.078 em todo o estado.

Neste mês, o Ministério da Saúde também ampliou a vacinação com a dose de reforço bivalente contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos no Acre.

Ao todo, o número de infectados notificados era de 162.078/Foto: Reprodução

Maio de 2023 – Fim da emergência pela OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou no dia 5 de maio que está encerrada a emergência declarada para a Covid-19, um marco no surgimento intermitente de uma pandemia que matou milhões de pessoas em todo o mundo e mudou a vida cotidiana em condições antes inimagináveis.

Agosto de 2023 – Recomendação de uso de máscaras

Com o surgimento da variante EG.5 do coronavírus Sars-CoV-2 chamando a atenção de todo o mundo, a Sesacre recomendou que a população do estado volte a usar máscaras para evitar a disseminação do vírus. A informação foi dada em boletim divulgado no dia 21 daquele mês.

Setembro de 2023 – Boletim passa a ser nacional

Os boletins de Covid-19 passaram a ser divulgados nacionalmente, pelo Ministério da Saúde, publicados a cada semana, reunindo dados de todas as Secretarias Estaduais de Saúde desde meados de setembro de 2023.

Covid-19 em 2024

Assim como no final de 2023, as notícias sobre Covid-19 tem sido voltadas para o possível aumento de casos em algumas épocas do ano, junto com os casos de gripe, as chamadas Síndrome Respiratórias Aguda Grave (SRAG). Em geral, os alertas são feitos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e por especialistas.

Em 2024, em um comunicado emitido em 31 de janeiro, a Sesacre alertou para a importância da imunização contra duas doenças significativas: a covid-19 e a influenza. Inclusive, em relação à covid, a pasta anunciou que a nova variante JN.1 do SARS-CoV-2, que mantém sua circulação prevalente em diversos países, incluindo Índia, China e Estados Unidos, conforme relatório recente dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), também já apresenta circulação no Acre.

Sair da versão mobile