Helicóptero resgata jovem com complicações após parto e indígena que foi ferrado por arraia em aldeia

O município de Assis Brasil foi um dos mais afetados pelas enchentes

Dois indígenas e um bebê foram resgatados pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) nesta terça-feira (6), na Aldeia Indígena Jatobá, localizada em Assis Brasil. O socorro foi prestado via helicóptero.

O município foi um dos mais afetados pelas enchentes.

A paciente necessitava urgentemente de cuidados médicos especializados. Foto: Pedro Devani/Secom

Uma jovem indígena foi a primeira paciente. Ele deu à luz o seu primeiro filho e necessitava urgentemente de cuidados médicos especializados. “A puérpera estava enfrentando complicações graves, devido a um sangramento persistente que durava oito dias. O resgate foi conduzido de forma rápida e eficaz pelo Ciopaer, que a transportou com segurança para Assis Brasil”, disse a reportagem da Agência de Notícias do Acre.

O segundo paciente foi o senhor Alberico Sebastião Manchineri, que havia sido ferroado por uma raia. “A ação foi necessária para garantir o atendimento médico necessário aos pacientes”, destacou.

O Estado acompanha de perto a situação das comunidades indígenas em Assis Brasil. Foto: Pedro Devani/Secom

“Essa ação demonstra o compromisso das equipes em garantir o acesso à saúde para todos os cidadãos, especialmente em regiões remotas e de difícil acesso como as aldeias indígenas”, disse o comandante do Ciopaer, tenente-coronel Samir Freitas.

O governador Gladson Cameli foi pessoalmente à comunidade, nesta terça-feira, 5, acompanhado da secretária Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), Francisca Arara.

Com a cheia do rio, a comunidade perdeu toda a produção familiar de alimentos, base do sustento das pessoas que moram ali. Garantindo a segurança alimentar dessas pessoas, o Estado entregou 200 cestas básicas e medicamentos à aldeia durante a ação.

PUBLICIDADE