A apreensão de macacos da ex-panicat Nicole Bahls deu início à Operação Defaunação, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (12/3), contra uma quadrilha especializada em tráfico de animais silvestres.
A investida no sítio da modelo, em Itaboraí (RJ), ocorreu em janeiro último e mobilizou a PF, além do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). À época, as equipes recolheram os dois macacos de estimação da ex-panicat, Mikal e Davi, após constatarem que os animais eram fruto de tráfico.
O grupo agia, segundo a PF, por meio da falsificação de documentos e selos públicos do Ibama e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), vinculado à secretaria do Rio de Janeiro.
No intervalo de um ano, a atividade criminosa levou a um enriquecimento ilícito de, aproximadamente, R$ 2,4 milhões, com possibilidade de chegar a R$ 14,4 milhões, de acordo com as investigações.
Cerca de 100 policiais federais cumpriram três mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal Criminal de Niterói (RJ), nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, Itaboraí, São Gonçalo (RJ) e Maricá (RJ).