A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que está em visita ao Acre nesta segunda-feira (4) para acompanhar a situação das enchentes no municípios, falou sobre a situação dos indígenas atingidos pelas águas.
No interior do estado, ao menos 23 comunidades indígenas sofrem com as enchentes dos rios acreanos, perdendo, principalmente, suas plantações, principal meio de sobrevivência. Durante a coletiva, Marina Silva enfatizou que os povos indígenas são prejudicados mesmo sendo a favor da preservação da natureza.
“Eles são prejudicados sem ter causado nenhum desses problemas. São os que mais preservam e são os mais atacados por preservar, quando vem as consequências são os mais afetados”, disse a ministra.
Um fator agravantes das comunidades indígenas, além das enchentes, é o isolamento, que dificulta a chegada de ajuda, ressaltou a ministra. “Muitas vezes eles não têm acesso a qualquer forma de apoio. Nós estamos conseguindo, em algumas comunidades, que o Exército faça o transporte das cestas básicas para atender essas comunidades”, destacou.