A Defesa Civil de Rio Branco deu início nesta quarta-feira (13), a Operação Volta Para Casa, que marca o retorno das famílias atingidas pela enchente do Rio Acre, que estão abrigadas no Parque de Exposições Wildy Viana.
Mais de 700 famílias aguardam o retorno para as residências, localizadas nos 46 bairros atingidos em Rio Branco. Porém, segundo a Defesa Civil, dessas famílias, mais de 100 não poderão retornar para casa por conta do perigo de desmoronamento.
“Essas famílias serão amparadas pela Prefeitura de Rio Branco como sempre foram, por meio do aluguel social, e posteriormente, outros benefícios que a prefeitura já planeja”, explicou o tenente-coronel Cláudio Falcão.
Por conta da segunda maior enchente da história do Rio Acre na capital, o número de casas comprometidas pode aumentar. A Defesa Civil explicou que estuda caso a caso para tomar as medidas necessárias.
“Esse número pode aumentar, evidentemente porque nós temos vários comprometimentos devido ao grande desastre que Rio Branco enfrentou pela segunda vez consecutiva. Não recuperamos ainda do primeiro desastre, de 2023”, disse.
Falcão informou ainda que a Defesa Civil já recebeu mais de 1 mil ocorrências por conta do perigo. “Nós estamos fazendo a avaliação de danos e já temos ocorrências em todas as regiões. Nesse momento não podemos afirmar que será um desastre maior do que o do ano passado. Mas nós podemos dizer que há situações bastantes graves para resolver”, completou.