ContilNet Notícias

Médico Huni Kuin, Ornaldo Baltazar Sena Ibã, natural de Jordão, morre no Rio Grande do Sul

Por Victor Manoel, ContilNet

Morreu nesta sexta-feira (15) o médico Ornaldo Huni Kuin. Ele nasceu em Jordão e partiu da cidade para cursar medicina na Universidade Federal de São Carlos. Sua família está organizando o traslado do corpo, que está previsto para chegar por volta das 22 horas de domingo (17) em Rio Branco. O velório ocorrerá na capela do cemitério Morada da Paz.

Ornaldo Huni Kuin atuava na UPA 24h de Santa Maria desde a pandemia/Foto: Reprodução

Dr. Ornaldo Sena, de origem indígena da Etnia Hunikuin, nasceu na Aldeia Novo Segredo, em Jordão, Acre. Aos 22 anos, realizou seu sonho ingressando na medicina, graduando-se pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em São Paulo. A partir de 2021, fez parte do Programa de Residência em Medicina de Emergência do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM/UFSM).

Com planos de dedicar sua carreira à saúde indígena no Acre, Dr. Ornaldo pretendia retornar à sua comunidade de origem para oferecer seus conhecimentos adquiridos. Diversas Instituições ao redor do país dedicaram notas de pesar ao médico, conhecido por sua alegria e profissionalismo.

Confira:

Coletivo indígena da Universidade Federal de São Carlos

“É com profunda tristeza que o Coletivo Indígena da UFSCar recebe a notícia do falecimento do Parente Ornaldo Huni Kuin, egresso do curso de medicina, um membro querido e respeitado de nossa comunidade. Ornaldo foi mais do que um colega, ele era uma inspiração, uma voz forte em prol dos direitos indígenas e um amigo leal para todos nós.

Além disso, foi um dos protagonistas na construção e organização do I Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas, Encontro da Sociedade Brasileira para o desenvolvimento da Ciência – SBPC Indígena (2015), compôs o primeiro grupo no Programa de Educação Tutorial – PET Indígena Ações Em Saúde, participou do Programa Abdias Nascimento – Intercâmbio/estágio de um ano na Espanha.

Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e sua ausência será profundamente sentida em nossos encontros e lutas futuras. Ornaldo era uma luz brilhante em nosso coletivo, sempre compartilhando sua sabedoria, sua gentileza e seu compromisso com a causa indígena.

Nossos pensamentos estão com a família e amigos de Ornaldo neste momento difícil. Que eles encontrem conforto na lembrança do amor e da dedicação que Ornaldo trouxe para suas vidas. Que seu espírito continue a nos guiar e inspirar em nosso trabalho pela justiça e igualdade para os povos indígenas”.

Ornaldo Huni Kuin era natural de Tarauacá/Foto: Coletivo Indígena da UFSCar

Associação Franciscana de Assistência a Saúde
Manifestamos nossos sentimentos aos familiares e amigos do Dr. Ornaldo, querido por todos e admirado pelo profissionalismo, alegria, solidariedade e bom coração.
Ornaldo veio de longe para fazer sua residência em Santa Maria e atuava na UPA desde a pandemia. É com profunda tristeza que nos despedimos dele. Pedimos a Deus que possa fortalecer os corações na superação desta lamentável perda.
Seu corpo será transportado para o Acre, seu estado natal, onde será sepultado.
Associação Brasileira de Medicina de Emergência

Sair da versão mobile