Ministro percorre tribunal em busca de votos para eleger procurador do Acre no STJ; entenda

Sammy e Mauro são aliados e isso faz com que o procurador acreano se torne um dos favoritos a ocupar a cadeira da ministra Laurita Vaz

O ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e futuro corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Mauro Campbell, tem rodado o tribunal em busca de votos para o procurador do Ministério Público do Acre (MPAC), Sammy Barbosa, que disputa uma vaga na corte. A informação foi divulgada pelo colunista do Metrópoles, Paulo Capelli.

À direita, Mauro Campbell, ministro do STJ. À esquerda, o procurador do MPAC, Sammy Barbosa/Foto: Reprodução

Sammy e Mauro são aliados e isso faz com que o procurador acreano se torne um dos favoritos a ocupar a cadeira da ministra Laurita Vaz, que se aposentou neste ano. O nome dele ganhou mais favoritismo após a ida nesta semana do procurador-geral de São Paulo, Mario Sarrubbo, para a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Ele é ligado ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, e era um dos favoritos ao cargo.

VEJA MAIS: MPAC indica o procurador Sammy Barbosa para vaga de ministro no STJ; escolha final é de Lula

O MPAC indicou o nome dele para a vaga na primeira sessão de 2024, em janeiro.

O STJ tem hoje 33 cadeiras, que são divididas entre juízes federais, estaduais, integrantes do Ministério do Público, no caso do procurador Sammy, e de representantes da advocacia do país. Os interessados poderão ser indicados e o STJ formará uma lista tríplice. O presidente Lula irá escolher o nome que assumirá a cadeira da ministra Laurita Vaz.

A ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do STJ, enviou um ofício para o MPF e para os MPs Estaduais para que encaminhem, até 15 de março, os nomes de até seis interessados em concorrer à vaga.

Quem é Sammy Barbosa

O procurador é o 6º Titular da Procuradoria de Justiça Criminal do Ministério Público do Acre. Em 2022, ele assumiu o cargo de conselheiro titular do Conselho Superior do MPAC, para o biênio 2022-2024.

PUBLICIDADE