A família cresceu, e mais um Macaco-Aranha (Ateles chamek) reside agora no parque Chico Mendes. O parto do animal ocorreu na quarta-feira (20). O tempo de gestação é de 230 dias e apenas um filhote da espécie nasce por vez.
A espécie é diurna e faz a maior parte das suas atividades durante o dia, se alimentam de frutos, folhas e animais invertebrados de pequeno porte, estando presentes nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso, assim como nos países Peru e Bolívia.
Veterinário do parque, Talisson Filipe diz que eles estavam acompanhando a gestação, e que já sabiam que o nascimento estaria próximo. “Nosso trabalho foi observar, junto aos tratadores, para garantir que ela tivesse um parto tranquilo e sem complicações. Os animais sabem parir e só agimos em último caso. Com ela, não foi necessário e temos um bebê saudável no grupo”.
A equipe veterinária ainda não sabe o sexo do animal, pois, de acordo com eles, o ideal é que o caçula fique próximo à família neste período inicial.
A coordenadora do parque Joseline Guimarães diz que ver os animais se reproduzindo é um atestado de qualidade do serviço feito na instituição. “A reprodução dos animais sob cuidados humanos é um indicativo da qualidade do nosso trabalho, como a alimentação, ambientação e saúde como um todo. Se os animais estão conseguindo se reproduzir, é um sinal de que estamos no caminho certo”, finaliza ela.
VEJA FOTOS: