ContilNet Notícias

MPAC entra com processo contra discriminação de gênero em concurso dos Bombeiros

Por Victor Manoel, ContilNet

Por conta de irregularidades na convocação de candidatos no cadastro reserva no concurso público para o CBMAC, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) ingressou com Ação Civil Pública (ACP) contra o Estado do Acre na última sexta-feira (22). O Edital do concurso reservou 25 vagas para homens e 7 vagas para mulheres. 

Sede do Ministério Público do Acre. Foto: Juan Diaz/ContilNet

Buscando garantir a igualdade de oportunidades no acesso à carreira militar do Corpo de Bombeiros, o promotor de Justiça Thalles Ferreira Costa assinou a ACP, por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania:

“Não se pode perdurar o estado de inconstitucionalidade das coisas, em especial quando envolve discriminação de gênero e proteção dos direitos humanos. A Administração detém o poder de autotutela e, diante do julgamento das inúmeras ações, poderia adequar a convocação do cadastro de reserva à nova realidade dos fatos”, reforça o promotor.

Além disso, Costa destacou que o STF já emitiu liminares reconhecendo a inconstitucionalidade dessas leis, indicando que esse entendimento deve ser aplicado aos concursos em andamento no Acre.

Em 21 de março, o MPAC se reuniu com o Comando do CBMAC e a Procuradoria Geral do Estado em busca de uma solução extrajudicial para o caso.

Sair da versão mobile