Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá saiu da cota de transbordamento – 13 metros – nesta quarta-feira (13), ao atingir a marca de 12,96 metros, depois de 11 dias. Em 08 de março, o rio chegou a 14,04 metros na cidade, uma das maiores marcas de sua história.
Um total de 530 pessoas foram retiradas de suas residências, incluindo 134 famílias que permanecem nos abrigos mesmo após a vazante do Juruá.
VEJA TAMBÉM: Mais de 180 famílias já deixaram abrigos no Parque de Exposições e voltaram para casa
Segundo a assessoria da Prefeitura de Cruzeiro, o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente José Lima, falou que, apesar da vazante do Rio Juruá, só iniciará a operação de retorno das famílias desalojadas e desabrigadas pela cheia quando o manancial alcançar os 12 metros.
“A gente tem um protocolo para essas famílias voltarem para casa. A retirada do local para o abrigo foi uma emergência, mas o protocolo de retirada do abrigo para a volta da residência depende da segurança de como está o local. Aquelas casas que não tem condição das famílias retornarem, com certeza elas serão colocadas em aluguel social até que se resolva o problema de sua residência”, destacou.