ContilNet Notícias

No Acre, criminosos usam nomes e fotos de mais de 70 advogados para aplicar golpes em clientes

Por Suene Almeida, ContilNet

Advogados que atuam no estado do Acre têm relatado a reincidência de criminosos que vêm utilizando nomes, fotos de profissionais e escritórios de advocacia de forma indevida para tentar aplicar golpes em clientes.

O fato não é novo e tem se repetido com diversos escritórios. Segundo o advogado Leandro Martins, em conversa com a reportagem do ContilNet, essa os estelionatários têm utilizado o nome de seu escritório, Martins & Pinheiro Advogados, que atua em Rio Branco nas áreas do Direto do Trabalho, Consumidor, Civil, Penal e Previdenciário, além de fotos de seu perfil para entrar em contato com seus clientes na tentativa de conseguir dinheiro.

Nome e fotos de vários advogados acreanos tem sido utilizados/ Imagem: Ilustrativa

Clientes do advogado já caíram no golpe, transferindo quantias em dinheiro aos criminosos. Uma jornalista, que pediu para não ser identificada, cliente do escritório, recebeu uma ligação dos estelionatários e gravou a conversa. No diálogo, o falso advogado, que utiliza a foto de Leandro Martins, afirma para a cliente que ela tem um valor a receber, após o julgamento de um processo. Eles pedem, ainda, os dados do cartão de crédito da jornalista, alegando que o valor será desbloqueado e depositado em sua conta.

Ouça o áudio:

[fvplayer id=”1437″]

O Advogado Leandro Martins afirma que já registrou Boletim de Ocorrência acerca da situação que envolve seu nome. Ele também já comunicou o caso à Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC). O ContilNet entrou em contato com a instituição, que afirmou que mais de 70 advogados acreanos tiveram seus nomes utilizados nesse golpe. O caso também teria sido denunciado diversas vezes.

Ordem dos Advogados do Acre (OAB/ACRE)/Foto: Ascom

“Mais de 70 advogados já foram vitimas e tiveram seus nomes utilizados em golpes desse tipo. Nós já denunciamos essa situação por diversas vezes à Polícia Civil. Em abril de 2023 enviamos um relatório e pedimos abertura de inquérito policial para apurar essa situação. E agora no mês passado estivemos novamente com o delegado-geral buscando respostas sobre essa problemática”, disse o presidente da OAB/AC, Rodrigo Aiache.

A Ordem dos Advogados também deu início a uma campanha orientando os cidadãos a como ficar atentos para não cair em golpes desse tipo. Também são emitidos alertas de seguranças no site oficial da instituição.

“A OAB/AC fez uma campanha de orientações sobre como o cidadão pode ficar atento para não cair em armadilhas desse tipo. E toda vez que um advogado nos denuncia esse tipo de situação, nós emitimos uma alerta de segurança, publicamos em nosso site e informamos à Polícia Civil”, destaca Rodrigo Aiache.

Sair da versão mobile