A maioria das mulheres se preocupa em fazer apenas os exames ginecológicos de rotina, mas é preciso lembrar que cuidar da saúde, principalmente após os 30 anos, vai muito além disso. As mulheres estão sujeitas a problemas que ocorrem com frequência em determinada faixa etária e a grande preocupação é em relação a doenças como câncer de mama, câncer de colo de útero e câncer de vulva.
Entretanto, como alguns problemas não apresentam sintomas, é essencial que as visitas ao médico sejam feitas no mínimo uma vez por ano. Pensando nisso, médico ginecologista e obstetra acreano, Radson Araújo, compartilhou alguns dos exames essenciais que devem receber mais atenção da mulher após os 30 anos.
3 exames que as mulheres devem fazer a partir dos 30 anos
Ferritina sérica: O sangue que é perdido pelas mulheres na menstruação leva à deficiência de ferro, principalmente depois de uma década de sangramento mensal e podem causar vários sintomas como cansaço, baixa libido, queda de cabelo, tonturas.
Genotipagem para HPV: É um exame coletado no colo uterino, a coleta é simples, igual à do preventivo normal que muitas já fizeram ao longo da vida, mas é muito mais eficaz na triagem de mulheres que podem desenvolver lesões no colo do útero e consequentemente câncer nessa região.
Vitamina B12: Ela é essencial para a formação de hemácias e para a manutenção e desenvolvimento adequado do sistema nervoso. Sua deficiência gera um quadro de hiperhomocisteinemia e diminuição de S-adenosilmetionina, que é fator de risco para depressão, Alzheimer. Níveis inadequados do nutriente na gestação estão relacionados a casos de malformações do sistema nervoso do bebê, com danos cognitivos irreversíveis ou seja é imprescindível ter bons níveis principalmente em mulheres que planejam engravidar.
Veja a publicação: