ContilNet Notícias

Papa Francisco lava os pés de 12 detentas de prisão feminina em Roma

Por Metrópoles

papa Francisco lavou os pés de 12 detentas de uma penitenciária feminina de Roma, na Itália, durante as celebrações da Quinta-Feira Santa (28/3), uma ação que antecede a Páscoa. A cerimônia é tradicional católica e retoma o gesto de Jesus Cristo ao lavar os pés dos discípulos na Ceia do Senhor.

“É um gesto que chama a atenção para a vocação do serviço. Peçamos ao Senhor que nos faça crescer na vocação do serviço”, disse o papa.

As detentas que participaram da cerimônia têm entre 40 e 50 anos e são de países como Bulgária, Nigéria, Ucrânia, Rússia, Peru, Venezuela, Bósnia-Herzegovina e Itália.

Ao longo da homilia, o pontífice falou sobre a importância do perdão. “Mas Jesus perdoa tudo. Jesus perdoa sempre. Só pede que nós peçamos o perdão. Certa vez, ouvi uma velhinha, sábia, uma velhinha avó, do povo… Ela disse assim: ‘Jesus jamais se cansa de perdoar: somos nós que nos cansamos de pedir perdão’”, afirmou.

Antes de se tornar papa, Francisco visitava detentos em Buenos Aires, capital da Argentina. Desde da eleição do pontífice, em 2013, o papa esteve em presídios e centros de acolhida de refugiados.

Saúde do papa

Ao longo do último ano, a saúde do pontífice esteve no centro das preocupações. Francisco, 87 anos, recentemente enfrentou gripe e bronquite e precisou cancelar reuniões e eventos oficiais.

Sair da versão mobile