Pesquisa revela que cerca de 78% das famílias acreanas estão endividadas; veja detalhes

A porcentagem corresponde a 98.460 de famílias com dívidas no estado

Dados da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam que 78% das famílias acreanas estão endividadas.

A porcentagem corresponde a 98.460 de famílias com dívidas no estado. Além disso, o percentual vai de contraste com os dados nacionais, que apontam que em fevereiro, 28,1% das famílias brasileiras possuem dívidas.


No Acre, 11,6% das famílias não conseguem organizar suas dívidas/ Foto: Doucefleur/iStock

Apesar do alto número registrado no Acre em fevereiro, o assessor da presidência Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomércio/AC), Egídio Garó, ressaltou que o valor tem apresentado redução.

“O nível de endividamento, contudo, vem reduzindo desde novembro do ano passado, com um indicador de 78% contra os 78,5% observados naquela ocasião. Por outro lado, o número de famílias acreanas com contas em atraso saiu de 13,9% em fevereiro de 2023 para 25,7% em fevereiro deste ano, principalmente em famílias com renda mensal de até 10 salários-mínimos”, resumiu.

Ainda segundo Egídio Garó, o percentual de famílias sem condições de organizar suas dívidas atrasadas é de 11,6%, e o valor deve crescer em razão das enchentes que atingiram as cidades acreanas em fevereiro deste ano.

“Tais dados devem aumentar nos próximos meses por conta do flagelo dos alagamentos ocorridos em todo o Estado, notadamente em Rio Branco, capital, por conta dos prejuízos gerados”, finalizou.

PUBLICIDADE