ContilNet Notícias

Queda de avião no Acre completa uma semana; duas vítimas têm alta e outras seguem internadas

Por Maria Fernanda Arival, ContilNet

Sete pessoas estavam a bordo do avião/Foto: ContilNet

Há uma semana, um avião de pequeno porte, modelo Cessna Skylane 182, com sete pessoas a bordo, caiu em uma fazenda no município de Manoel Urbano, a 1 km da cabeceira da pista. A queda do avião deixou uma pessoa morta, o empresário Sidney Estuardo Hoyle Vega, e seis pessoas feridas.

SAIBA MAIS: Empresário é a vítima fatal de queda de avião no Acre; ele havia casado a filha no fim de semana

Na aeronave, que tinha como destino a cidade de Santa Rosa do Purus, estavam o piloto e mais três homens e três mulheres. Após a queda, cinco sobreviventes foram trazidos para Rio Branco, sendo quatro por transporte aéreo e um rapaz por ambulância, de Sena Madureira para o Pronto-Socorro de Rio Branco.

LEIA: ContilNet vai ao local onde avião caiu no Acre e mostra destroços da aeronave e objetos das vítimas

Três sobreviventes tiveram queimaduras em pelo menos 40% do corpo e as vítimas foram encaminhadas para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), no Hospital 28 de Agosto, em Manaus.

O avião ficou destruído/Foto: ContilNet

Dentre os seis feridos, quatro vítimas foram transferidas para o hospital no Amazonas. A primeira paciente a ser transferida foi Amélia Marques Rocha, que teve 70% do corpo queimado, seguida pelo piloto Valdir Roney de Souza Mendes, que teve 40% do corpo queimado, na sexta-feira, 22 de março, segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).

LEIA TAMBÉM: Sobreviventes de queda de avião são transferidos para outro Estado; Sesacre faz força-tarefa na madrugada

Amélia Marques Rocha foi a primeira sobrevivente a ser transferida para Manaus/Foto: Izabelle Farias/Sesacre

Na madrugada do sábado (23), os pacientes Mateus Jefferson Fontes de Souza e Suanne Lostanaud Camello, que teve 80% do corpo queimado, também foram transferidos. Já o paciente Bruno Fernando dos Santos recebeu alta e está em processo de recuperação. A adolescente Delisiane Salomão Calisto, de 15 anos, que ficou sob cuidados médicos na Unidade Mista de Manoel Urbano, teve alta hospitalar nesta segunda-feira (25).

De acordo com a Sesacre, os dois pacientes receberam acompanhamento psicológico e auxílio no processo de recuperação.

Investigações

Por se tratar de um acidente aéreo, a responsabilidade da investigação é federal, e a Polícia Civil do Acre acompanhará os procedimentos oferecendo o suporte necessário.

As causas da queda da aeronave serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que trabalha com objetivo de prevenir que novos acidentes ocorram.

O avião era um monomotor Cessna 182 Skyline, avião de médio porte da mesma fabricante da aeronave Grand Caravan que caiu em outubro do ano passado, em Rio Branco.

Sair da versão mobile