ContilNet Notícias

Trend do palavrão: entenda os riscos da exposição para as crianças

Por Metrópoles

Alto Astral/ Reprodução

Trend de palavrões do Tik tok com crianças

Alto Astral/ Reprodução

A “trend do palavrão”, em que pais gravam seus filhos — geralmente pequenos — falando palavrões viralizou nas redes sociais nos últimos dias. Incentivados pelos adultos, as crianças aparecem fazendo xingamentos em frente ao espelho desde termos mais infantis até palavras mais pesadas.

Em razão do seu conteúdo, a “trend do palavrão” tem gerado discussões e dividido opiniões na internet, chamando a atenção até de especialistas que destacam alguns problemas que este tipo de exposição pode trazer para o desenvolvimento das crianças.

Riscos da exposição

A educadora parental Priscilla Montes explica que expor a criança a este tipo de situação pode prejudicar a sua imagem e provocar consequências para o futuro.

“A criança tem e deve ter escolhas. O que vemos nessa trend são os pais usando os seus adultismos e poder para colocar a criança em um lugar, uma tela nesse caso, que ela não escolheu e que nem sabe quem vai ter acesso à imagem dela”, defende.

“Nós ensinamos tanto sobre isso, abuso e exploração, e a gente mesmo faz a criança fazer algo na internet com palavras que não são educadas, que são pejorativas e humilhantes. Além de que também traz a questão de fazer o outro achar graça em algo que vai fazer mal para a ela. É uma exposição muito grande a partir do momento em que a criança não tem a capacidade de entender os riscos daquilo”, pontua.

Direitos de imagem 

A exposição da criança a trend do palavrão também representa uma ameaça ao seu direito de imagem. De acordo com Priscilla, esse comportamento é uma forma sutil de exercer a violência, o abuso e exploração infantil dentro da própria casa.

Para a especialista, os pais deveriam zelar pela integridade dos filhos, mas muitas vezes utilizam a ingenuidade e a imaturidade das crianças para viralizar nas redes sociais, produzindo um conteúdo humilhante e vexatório.

“Muitas vezes a criança não escolheu aparecer na internet e não entende o porquê de estar ali falando palavras feias, e também sem saber o que elas significam de verdade. São várias formas de violência e exposição o que pais fazem com seus filhos com o intuito de gerar engajamento nas redes”, argumenta.

O que fazer se meu filho falar palavrão?

“O que os pais devem fazer quando a criança fala palavrão é conversar. É ilusório pensarmos que a criança não vai ter contato ou que o adulto nunca vai falar uma dessas palavras. Às vezes, pode ser até que um amigo fale na escola e está tudo bem. O que a criança precisa entender é que são palavras feias que não devem ser repetidas”, diz Priscilla.

Uma forma de lidar caso a sua criança fale palavrão, segundo a especialista, é tentar substituir por outra que faça parte do vocabulário dela. “Precisamos entender que qualquer criança vai reproduzir o que ela vê, então é importante que nós adultos tenhamos controle do que falamos e orientamos. Mas dizer à criança que ela pode falar os palavrões para expô-la na internet e tentar viralizar é uma violência com ela”, finaliza.

Sair da versão mobile