A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) adotou uma medida do Ministério da Saúde e começou a redistribuir as vacinas contra a dengue para os demais municípios do Acre. A campanha, inicialmente, contemplava apenas algumas cidades.
A redistribuição iniciou ainda nesta quarta-feira (27). A medida foi tomada após o Ministério da Saúde (MS) recolher o estoque excedente dos estados e começar a redistribuição para aqueles que ainda não haviam sido atendidos, é o que diz a pasta.
Podem ser vacinadas as crianças de 10 a 14 anos.
A adesão à vacinação no Acre foi baixa, de acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Quiles. “Então é preciso expandir a vacinação em todo o estado, para alcançar o máximo de adolescentes possíveis”, afirmou.
“Nós pegamos um estoque excedente do Município de Rio Branco e estamos distribuindo para outros municípios. Já abastecemos o Juruá e na segunda-feira, 1º, o Alto Acre receberá as doses. Essa redistribuição visa garantir que as doses não sejam perdidas e que possamos vacinar mais pessoas”, disse o secretário Pedro Pascoal.
O MS anunciou a redistribuição das doses de vacina contra a dengue, cujo prazo de vencimento é em abril. Ao todo, 668 mil doses com essa validade foram distribuídas no início do calendário vacinal e parte delas já foi aplicada.
O planejamento, que será detalhado em nota técnica, prevê que os estados redistribuam para os seus municípios as doses com vencimento próximo, com autonomia para a escolha dos locais.
Além disso, o MS informou que vai receber mais 930 mil doses novas compradas, garantindo a continuidade da vacinação nos locais que já estão com o calendário em andamento e ampliando a aplicação em mais 154 municípios. As doses devem começar a chegar na próxima semana, para início da aplicação.
Com informações da Agência de Notícias do Acre.