Não é novidade que a inteligência artificial (IA) tem infinitas funções e, por isso, é possível utilizá-la até para nutrir a nostalgia de quem cresceu nos anos 1990/2000. Com um simples comando em texto no Microsoft Copilot, os usuários podem recriar figuras queridas de desenhos animados e animes, como Dexter, Homer Simpson, Naruto e mais, de forma realista. Alguns personagens, contudo, não ficam tão fiéis por algum motivo. A seguir, confira uma lista cheia de nostalgia com os desenhos animados e animes mais icônicos desse período e saiba o que o ChatGPT tem a dizer sobre eles.
Como usar o Copilot
O Copilot é o software de inteligência artificial generativa da Microsoft. É possível acessá-lo por meio do site (copilot.microsoft.com/) ou do aplicativo, disponível para Android e iPhone (iOS). Em computadores com Windows 10 e 11, usuários podem ativar o Copilot pressionando Windows + C ou o ícone que fica na barra de ferramentas. Vale ressaltar que o app para Windows ainda está em versão prévia, sendo liberado gradualmente.
O chatbot com IA da Microsoft combina diferentes modelos de linguagem para dar uma experiência completa aos usuários. É possível usar a ferramenta como assistente virtual, para resumir e traduzir conteúdos, fazer pesquisa na Internet em tempo real e, até mesmo, criar imagens a partir de texto. Para isso, basta escrever um comando no campo de mensagens e enviar.
Personagens famosos recriados com inteligência artificial
- Dexter
- Homer Simpson
- Pica-pau
- Chaves
- Meninas Superpoderosas
- Naruto
- Bob Esponja
- Pokémon
- Goku
- South Park
- CatDog
- Turma da Mônica
1. Dexter
O Laboratório de Dexter foi lançado em 1996 e fez um enorme sucesso no Cartoon Network. O desenho conta a história de um menino genial que esconde um laboratório secreto atrás da estante de seu quarto. Ao pedir para que o Copilot gerasse uma versão realista de Dexter, inicialmente, a ferramenta misturou o desenho animado com o personagem principal da série Dexter, interpretado pelo ator Michael C.Hall, deixando o resultado bastante inusitado. Em seguida, foi solicitado uma nova imagem, mais parecida com o desenho animado.
De acordo com o ChatGPT, Dexter é um jovem superdotado que está em busca de novas descobertas científicas. Porém, seus planos mirabolantes são constantemente interrompidos por sua irmã Dee Dee. O chatbot classifica o personagem com sendo “arrogante e obsessivo”, mas afirma que ele demonstra seu lado sensível ao lidar com a família. O maior desafio de Dexter ao longo da série é tentar manter o seu laboratório em segredo, o que resulta em aventuras inusitadas e divertidas.
2. Homer Simpson
Homer Simpson é um dos personagens de desenho animado mais famosos do mundo. Com sua pele amarelada e olhos esbugalhados, é difícil imaginar como seria uma versão mais realista dele. Por sorte, a inteligência artificial pode ajudar nessa tarefa. Com o comando “Como seria o Homer Simpson no mundo real”, foi possível criar uma imagem mais “real” do patriarca da família Simpson.
Ao questionar sobre o boneco ao ChatGPT, a plataforma definiu o Homer como “preguiçoso, impulsivo, desajeitado e com pouca sorte na vida”. O personagem é retratado como um amante incondicional de comida, cerveja e televisão, que está sempre disposto a fugir do trabalho e de suas responsabilidades. O chatbot afirma ainda que, apesar de suas falhas, Homer tem um amor incondicional por sua esposa e filhos. E, mesmo se metendo em confusões, consegue aprender lições valiosas com seus erros.
3. Pica-Pau
O Pica-Pau foi criado nos anos de 1940 por Walter Lantz. Ao longo dos anos, o personagem teve diversas versões, contando com diferentes traços e dubladores. Para recriá-lo usando o Copilot, foi pedido que a IA mostrasse como seria o Pica-Pau no mundo real. Em um primeiro momento, a ferramenta apresentou imagens de um pássaro com penas pretas, brancas e vermelhas. Ou seja, um pica-pau de verdade. Depois, foi solicitado que a plataforma entregasse uma versão antropomórfica do pássaro, mais parecida com a animação. Confira o resultado:
Já o ChatGPT diz que o Pica-Pau é conhecido por sua “personalidade extravagante e travessa”, com uma risada bastante característica. A ferramenta diz ainda que o pássaro tem uma tendência a criar confusão, deixando os outros personagens irritados com suas travessuras. Apesar de ser brincalhão, o chatbot afirma que Pica-Pau possui um bom coração é é capaz de ajudar a quem precisa
4. Chaves
Chaves fez parte da infância de muitos brasileiros. Criado por Roberto Bolaños, o programa estreou na TV mexicana na década de 1970 e possui, ao todo, sete temporadas. No Brasil, a série foi transmitida pelo SBT por 36 anos. Apesar de ser um fenômeno em países latinoamericanos, o Copilot teve dificuldades em entender o comando e gerar uma imagem satisfatória em relação ao personagem principal.
Em geral, os resultados foram aleatórios, apresentando a imagem de um robô ou de um jovem em frente a uma parede de grafite. Ao incluir no comando o nome original da série “El Chavo Del Ocho”, o software gerou imagens estereotipadas de um homem mexicano. Provavelmente, isso ocorre porque a IA não tem dados suficientes sobre o personagem para dar uma resposta precisa.
O ChatGPT, por sua vez, conseguiu responder corretamente sobre o seriado mexicano. O chatbot conta que Chaves é um jovem “órfão, pobre e ingênuo”, que vive em uma vila junto de outros personagens, como Quico e Chiquinha. A plataforma afirma ainda que Chaves tem um humor inocente e conta com críticas sociais sutis, o que fez a série conquistar uma legião de fãs e se tornar um ícone cultural na américa latina.
5. Meninas Superpoderosas
Meninas Superpoderosas conta a histórias de três meninas com poderes especiais que lutam para salvar o mundo. A série foi lançada no final dos anos 1990 e fez sucesso em diversos países. No Brasil, o desenho foi transmitido pelo Cartoon Network. Para tentar imaginar como Lindinha, Florzinha e Docinho seriam no mundo real, foi pedido que a plataforma gerasse uma imagem realista das meninas. Em alguns casos, as personagens apareceram com forma humana, mas com os olhos iguais aos do desenho. Vale ressaltar também que a IA não representou corretamente as cores de cada personagem.
Ao perguntar para o ChatGPT sobre a animação, o chatbot disse que a série acompanha a trajetória de três irmãs com superpoderes que lutam contra vilões na cidade fictícia de Townsville. Ainda de acordo com o robô, o desenho se destacou por ter uma representação feminina forte, “desafiando estereótipos de gênero ao mostrar meninas como heroínas corajosas e capazes”.
6. Naruto
Naruto é uma série de mangás que foi transformada em anime no início dos anos 2000. A história acompanha as aventuras de um jovem ninja que sonha em ser o líder de sua vila. Ao perguntar para o Copilot como seria o Naruto “no mundo real”, a plataforma apresentou imagens de um ninja de cabelo castanho e tatuado, usando o uniforme laranja do personagem. No entanto, ao pedir que mostrasse o Naruto como humano, as imagens ficaram mais precisas.
O ChatGPT é bastante específico ao responder sobre Naruto. De acordo com a IA, a série apresenta um rico desenvolvimento dos personagens, tratando de “temas relevantes como amizade, sacrifício, redenção e perseverança”. Além disso, o robô cita que Naruto enfrenta diversos desafios durante sua jornada, tanto pessoais quanto no seu desenvolvimento como ninja.
7. Bob Esponja
Criada pelo biólogo marinho Stephen Hillenburg, Bob Esponja Calça Quadrada conta a história de uma esponja-do-mar que vive na cidade subaquática Fenda do Biquíni. Ao tentar imaginar como seria o Bob Esponja no mundo real, a inteligência artificial entregou imagens do personagem na praia, mas ainda parecendo uma animação. Sendo assim, foi pedido para que o Copilot criasse uma imagem mais realista e os resultados ficaram bastante interessantes.
Para o ChatGPT, a série animada chama atenção por seu humor inocente e, muitas vezes, absurdo. Um dos pontos fortes do desenho são suas histórias divertidas, com piadas inteligentes e leves. Além disso, o robô destaca ainda que Bob Esponja “apresenta mensagens positivas sobre amizade, trabalho em equipe e resiliência”.
8. Pokémon
Pokémon é uma das franquias de maior sucesso do mundo, batendo recorde de faturamento mesmo após mais de 20 anos de seu lançamento. Logo, o Copilot não teve trabalho ao imaginar como seriam o Ash e o Pikachu no mundo real. A ferramenta também entregou versões femininas do treinador de Pokémon.
Ao ser perguntado sobre Pokémon, o ChatGPT respondeu que a franquia começou como jogos de RPG para Game Boy e se tornou uma das marcas mais bem-sucedidas da história. A animação, lançada em 1997, acompanha a jornada de Ash enquanto viajam o mundo enfrentando desafios para se tornar um mestre Pokémon. A IA destaca ainda que a franquia cativou fãs de todas as idades, “deixando um impacto cultural imenso através de suas diversas formas de entretenimento”.
9. Goku
Goku é o personagem principal da série de sucesso Dragon Ball. Baseado no mangá homônimo, o anime foi lançado em 1986 e acompanha a jornada de Goku para se tornar um guerreiro cada vez mais forte. Para criar uma imagem realista do personagem, foi usado o comando “Goku de Dragon Ball no mundo real”, com isso, o Copilot gerou imagens do Goku em ambientes realistas, como no topo de uma montanha e em frente a uma cascata. Também foram criadas duas imagens de sua versão Super Saiyajin, com cabelo branco.
Para o ChatGPT, Goku é conhecido por sua “personalidade otimista, ingenuidade e paixão pela luta”. Durante a série, o personagem enfrenta grandes desafios, participando de torneios e desenvolvendo técnicas de combate para aprimorar suas habilidades. Além disso, o bot destaca que Goku é um dos personagens mais icônicos da cultura pop.
10. South Park
South Park é uma animação para o público adulto que apresenta situações bizarras, violência e humor ácido. Por terem traços muito parecidos, o Copilot teve dificuldade em capturar as particularidades de cada personagem. Em uma imagem, o Kenny virou um bichinho de pelúcia. Na maioria dos casos, as roupas e acessórios que normalmente distinguem os personagens foram modificados ou deixados de lado.
Já o ChatGPT respondeu com precisão sobre a série, informando que o programa utiliza uma linguagem ácida para comentar sobre atualidades, como política, cultura popular e questões sociais. A inteligência artificial destaca ainda a capacidade que a animação tem de tratar assuntos sérios com humor.
11. CatDog
CatDog é uma animação lançada em 1998 pela Nickelodeon. A série chamava a atenção por seus protagonistas inusitados: um gato e um cachorro que eram irmãos siameses, ligados pelo tronco. Ao tentar recriar uma versão realista desses personagens, a imaginação do criador da série ganhou da capacidade de criação da inteligência artificial. Por mais específico que seja o comando, o Copilot só entregou fotos de cachorros e gatos aleatórios.
Por outro lado, o ChatGPT foi preciso ao responder sobre a animação. De acordo com a ferramenta, CatDog é uma “criatura híbrida” composta por um “o gato astuto, sofisticado e amante da limpeza” e um cachorro “ingênuo, enérgico e amante da diversão”. O chatbot diz ainda que, durante a série, os personagens precisaram enfrentar situações inusitadas e hilárias devido sua “natureza única e personalidades distintas”.
12. Turma da Mônica
A Turma da Mônica foi criada por Maurício de Sousa em 1959 e se tornou parte da infância de muitas gerações. No entanto, ao ser pedido para gerar imagens realistas da Turma da Mônica, o Copilot não conseguiu representar os personagens corretamente. Em vez disso, criou fotos com um grupo de jovens aleatórios. Em uma das imagens, é possível ver um logo que lembra a fonte original dos quadrinhos da Mônica. Neste caso, assim como no do Chaves, acredita-se que a IA não tenha dados suficientes sobre a obra para gerar imagens mais fiéis.
Já o ChatGPT soube responder com precisão sobre a Turma da Mônica. O bot explica que a história gira em torno de um grupo de amigos que vive no bairro fictício do Limoeiro, além de destacar as características marcantes de cada personagem: Mônica, com sua “personalidade forte”; Cebolinha, que troca “erre” por “ele”, com seus planos infalíveis; Cascão que tem “medo de água e adora sujeira” e Magali que ama comida, “especialmente melancia”.
Outras ferramentas para criar imagens realistas dos personagens
Além do Copilot, outros softwares com inteligência artificial generativa podem ser usados para criar imagens a partir de comandos de texto. Um exemplo é o CanvaAI, inteligência artificial integrada à plataforma de edição de imagens que pode ser acessada pelo link (canva.com/pt_br/gerador-imagem-ia/).
Outra plataforma com essa tecnologia é o Imagine Art (imagine.art/), que possui aplicativo para aparelhos Android e iPhone (iOS), e conta com outros recursos, como expandir imagens e recordar objetos de forma inteligente. Além destas, ferramentas como Midjourney, StarryAI, Dreamlike.art e outras também são capazes de criar imagens a partir de comandos simples.