Após atingir a segunda maior cota de sua história, em fevereiro de 2024, o Rio Acre iniciou uma rápida descida da capital acreana, Rio Branco, e nesta terça-feira (2) registrou 4,48 metros.
A cota registrada nesta terça-feira, nem de perto se parece com a marca alcançada pelo manancial, que chegou a 17,84 metros no dia 5 de março. O atual nível do rio também apresenta um cenário totalmente diferente do registrado no início de abril de 2023, quando o rio registrava a marca 17,72m, no dia 2, em meio a grande enchente que atingiu a capital.
O coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, ressaltou que o baixo nível do rio causa preocupação, com relação ao verão que chega nos próximos meses.
“São cerca de 13 metros a menos, e mesmo com o nível do rio alto em abril do ano passado, nós chegamos ao nível mínimo de 1,37m, então esse ano podemos ficar bem abaixo dessa média. Tudo isso causa preocupação”, explica.
Cláudio Falcão ressalta, também, que a prefeitura já está preparada para socorrer as famílias em meio à estiagem que se aproxima.
“Nós temos o plano de exaurimento hídrico, e temos uma operação montada de abastecimento de água para a zona rural e também já pensando na questão urbana. Já temos também um plano contra as queimadas, pois sem chuvas fica totalmente propício a queimadas”, destaca.